Geral

Reportagem do Fantástico sobre genocídio indígena comove

Foto: Reprodução / GloboReportagem do Fantástico sobre Yanomami
Reportagem do Fantástico sobre Yanomami

Ao longo da semana, uma série de imagens do povo Yanomami, que vive entre os estados de Roraima e Amazonas, viralizou nas redes sociais, ganhou a atenção do governo Federal e da Comunidade Internacional. As fotos escancaram a fome e a morte da população indígena brasileira.

Neste domingo, 29 de janeiro, o “Fantástico”, Globo, exibiu uma reportagem especial de Sônia Bridi. Ela viajou até o local com organizações que atuam na área e viu de perto a situação em que se encontra o povo Yanomami, uma das vítimas do garimpo ilegal na região.

O cenário é desolador, de fome, miséria, doenças tratáveis, mas que matam pela falta de acesso à saúde. A reportagem deixou evidente a desnutrição severa que se espalha entre as crianças da população.

Os relatos de morte também não foram poucos. A comoção da própria equipe que fazia o resgate dos índios também transbordou em lágrimas.

Na web, a reportagem também emocionou o público. Diversos trechos apareceram entre os comentários de usuários. Entre críticas ao antigo governo, que mentiu ao falar de recursos investidos na área (ao compartilhar imagens de uma população indígena, como se fosse a população Yanomami), além do ressentimento pela falta de mobilização social.

Fonte: O Fuxico