Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Como pintar um cheiro?

Vi a frase “Como pintar um cheiro?” escrita em inglês em uma parede do bairro da Baixada do Glicério, em São Paulo, SP. Fiquei pensando como essa proposta de percepção de mundo nos ajudaria a construir uma sociedade melhor. Não se trata apenas de ver com outros olhos, mas de sentir com outros sentimentos.

E o que isso significa? Em primeiro lugar, em uma sociedade cada vez mais tecnológica, temos que abrir espaço para a emoção. Nada contra o mundo digital, muito pelo contrário, mas substituir avaliações qualitativas apenas pelas quantitativas está matando a possibilidade de realizar algo diferente.

Ver uma caixa inteira ultrapassa a soma das partes que a integram. Significa ver um novo organismo, que geralmente a estatística não contempla.

Em segundo lugar, há o estímulo à criatividade. Todos falam disso e se declaram a favor, mas, na prática... como dizem... a teoria é outra. Pensar fora da caixa é geralmente não olhar para a outra caixa, no lugar de encontrar naquela caixa o que outros não conseguem ver. E essa busca por uma nova forma de pensar pode não gerara simpatia.

Todos dizem que é bonito, mas poucos incorporam ideias que podem, de fato, ser transformadoras.

É fácil criar o discurso da inovação e, literalmente, vende-lo no mundo digital. O difícil é pintar o cheiro. Isso significa pintar de um novo jeito e cheirar de uma outra maneira. Mexe com, no mínio, esses dois sentidos. E outros também estão envolvidos. Essa é a mágica. Falar dela é obrigação. Praticá-la é desafio.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.