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Projeto de Robótica transforma ensino em Teresina

Iniciativa usa sucata para ensinar Física de forma criativa.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove um projeto inovador no ensino de Física através do curso de Licenciatura em Física. Intitulado “Robótica no Ensino de Física”, o projeto é coordenado pelo professor Fábio Soares da Paz e utiliza a robótica educacional, sucata eletrônica e materiais recicláveis como ferramentas pedagógicas.

Essa iniciativa ganhou destaque no Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Professor Darcy Araújo, uma escola pública de Teresina. Com uma turma de 30 alunos do 9º ano, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender conceitos de Física de maneira prática utilizando carrinhos elétricos construídos a partir de sucata e materiais recicláveis.

A intervenção foi estruturada em duas aulas consecutivas, durante a tarde, e foi realizada em parceria com o professor de Física da escola e a coordenação pedagógica. Os materiais utilizados incluíram garrafas PET, palitos, papelão, tampas, motores, fios e pilhas, entre outros, tornando o aprendizado mais visual e interessante para os alunos.

Antes das atividades práticas, um pré-teste foi aplicado para identificar as concepções iniciais dos alunos sobre circuitos elétricos simples, peso, movimento, atrito e potência. Essa avaliação inicial ajudou a guiar o ensino de forma acessível e concisa, considerando o tempo e a energia disponíveis para os estudantes.

Os alunos também participaram de uma "corrida dos carrinhos", onde observavam como diferentes fatores físicos, como massa, tipo de roda e atrito, afetavam o desempenho dos protótipos. Após a corrida, um teste final analisou o entendimento dos alunos sobre os conceitos abordados, revelando progresso na compreensão de circuitos elétricos e movimento.

O projeto não apenas promoveu o aprendizado de Física, mas também estimulou habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Ao final, os alunos foram incentivados a continuar explorando esses conceitos em casa, construindo seus próprios carrinhos, o que fortaleceu o engajamento e a iniciativa pessoal dos estudantes.

Os licenciandos que participaram da mediação das atividades foram: Victor Gabriel Claro Cunha, Sabrine Vitória da Silva Santos, Rafael de Sales Vieira, Francisco Douglas Ferreira Reduzino e Natanael Marques Paz, todos contribuindo para o sucesso da intervenção.