Mundo

EUA e Coreia do Sul usam caças em resposta à Coreia do Norte

Foto: ReproduçãoEUA e Coreia do Sul usam caças em resposta à Coreia do Norte
EUA e Coreia do Sul usam caças em resposta à Coreia do Norte

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul enviaram 20 caças para sobrevoar o mar Amarelo, na península sul-coreana, nesta 3ª feira (7.jun.2022). A operação aérea tem objetivo de demonstrar a força bélica dos países, depois que Kim Jong-Un lançou no domingo (5.jun) 8 mísseis balísticos de curto alcance em uma região próxima do Japão.

A ação norte-coreana resultou em uma resposta conjunta dos países na 2ª feira (6.jun).

“A Coreia do Sul e os EUA demonstraram sua forte capacidade e vontade de atacar com rapidez e precisão contra qualquer provocação norte-coreana, demonstrando suas capacidades e posturas de defesa combinadas por meio deste voo de demonstração da força aérea combinada”, afirmou o ministério da Defesa sul-coreano ao publicar o vídeo do exercício.

A vice-secretária do governo dos EUA, Wendy Sherman, está visitando a Coreia do Norte. Nesta 3ª feira (7.jun), ela disse a repórteres depois da reunião com autoridades norte-coreanas que “haverá uma resposta rápida e decisiva” sobre o suposto teste nuclear da Coreia do Sul.

O secretário-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Rafael Grossi, informou haver sinais que o teste da Coreia do Norte está em preparação.

Fonte: Poder 360