Geral

Colégio que lidera ranking do Enem gera polêmica com kit profissão

Foto: Cocal dos Alves, PI / foto 180 grausInstituto Dom Barreto
Instituto Dom Barreto

O Instituto Dom Barreto, colégio de maior nota no ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) gerou polêmica na rede social ao exigir na lista de material escolar kits de profissão com material diferenciado para meninos e meninas.  

A relação exigia um estojo de profissão "médico, mecânico, bombeiro" para meninos e kit de "salão, cozinha" para meninas. 

Após as divergências, a escola alterou a relação de material lúdico com o seguinte texto para os pais: "um kit brinquedo a ser utilizado nas brincadeiras 'faz de conta' e oficinas com a finalidade de ampliar o conhecimento de mundo das crianças. Sugestões: kit ferramentas, médico, bombeiro, cozinha, cabeleireiro". 

O Dom Barreto é uma escola fundada pela  Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Um dos diferenciais do instituto é a oferta de disciplinas como xadrez, robótica, latim, filosofia, sociologia, inglês e espanhol. No quadro da escola, os professores têm especialização, mestrado e doutorado.

Em 2015, o colégio levantou um debate ao substitui o Dia das Mães por Dia da Família. A mudança causou discussão e foi aprovada pelos pais. 

Sobre os kits profissão, o portal entrou em contato com a escola e avisou que estava preparando uma nota para esclarecer sobre a polêmica.

Fonte: Cidade Verde