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Xbox Series X: Phil Spencer diz o que espera da nova geração e além

Foto: DivulgaçãoComo será a indústria em mais de dez anos?
Como será a indústria em mais de dez anos?

Phil Spencer, chefe da Xbox, falou recentemente sobre o futuro da Microsoft nos games, comentando sobre as próprias expectativas para o período posterior ao lançamento do Xbox Series X. Principalmente, em termos de monetização e serviços na nuvem.

No podcast AIAS Game Maker's Notebook, Spencer e o CEO da Insomniac Games Ted Price falaram sobre o futuro da Xbox e o Project xCloud, entre outros tópicos.

Uma das principais discussões foi sobre a possível transição das disputas entre consoles para disputas entre serviços de nuvem. "Espero que não", disse imediatamente Spencer. "Acredito que terei um console conectado à minha televisão pela próxima década e ainda mais tempo. Ele adicionou: "Acho que a melhor maneira de jogar na minha televisão sempre será com um dispositivo que baixa os jogos, mas às vezes não vou estar em frente à televisão. Às vezes, não estarei diante de um console. Esta é nossa aposta na nuvem".

Microsoft, Google, PlayStation, Nvidia e todos os competidores que seguirão no caminho do streaming ainda têm muito o que aprender sobre monetização, de acordo com Spencer. A esperança dele, é que isso forçará os desenvolvedores a encontrar soluções mais criativas no futuro.

"Após passar pelo básico, que é pensar em como criar games e torná-los jogáveis em múltiplas telas, você precisa pensar além", afirmou. "Você começa a pensar 'espera, se meu game não depende de uma máquina que alguém adquiriu há anos para funcionar e ainda pode ser atualizado em grande escala por meio de um serviço de nuvem, o que posso fazer com nossos jogos?'. É um futuro muito interessante. Como fazemos a nuvem interferir na criação da experiência que alguém quer entregar?".

Spencer também acredita que, no futuro, não teremos um ou dois dispositivos para jogar, mas muitos outros. Ele fala sobre como ouvimos música e assistimos TV em diferentes dispositivos hoje em dia enquanto, no passado, havia um para cada mídia. O chefe da Xbox acredita que as pessoas terão muitas máquinas diferentes dedicadas apenas a games, tanto na sala quanto em outros contextos.

"Algo que sempre me entristeceu é o fato de que normalmente tenho apenas uma televisão conectada a um console em casa... A ideia de que não posso ir até qualquer TV da minha casa e jogar — deveríamos ter essa possibilidade", contou.

Aparentemente, é isso que Spencer está vendo as pessoas fazerem com os testes do Microsoft xCloud. "O número de pessoas que me mandam fotos dos tablets com sistema Android alocados em lugares específicos e com controles igualmente excêntricos", disse. "Pessoas saindo para comprar dispositivos específicos que permitam controle remoto ou reproduzindo as imagens dos próprios consoles em outras telas. Ainda estamos no começo da jornada. Será divertido".

Outra parte importante desta jornada para Phil Spencer é encontrar novos modelos de negócio. "Do nosso ponto de vista, como Xbox e Microsoft, é que não haverá apenas um modelo de negócio neste mercado. Acreditamos que é saudável não apenas para a indústria em termos de monetização, mas também no aspecto criativo", avaliou. "Como uma indústria, deveríamos abraçar a versatilidade de monetização porque isso leva à melhor criatividade".

Pensando em como os modelos de negócio precisam se diversificar no futuro, Spencer explicou que foi à África recentemente, onde há um modelo que funciona com base na aquisição de créditos. O exemplo dele dizia que uma pessoa assiste a uma propagando no ônibus ou no táxi e isso garante cinco minutos na internet, o que ele chamou de "pague para ter ou jogue para ter". Quanto à maneira como algo assim poderia ser implementado nos jogos, Spencer se mostrou incerto, mas disse que poderia funcionar.

"Isso poderia ser um modelo funcional para os games? Absolutamente. Acho que sim", afirmou. "Não sei se irá ofuscar os modelos que já conhecemos. Não é necessariamente gratuito-para-jogar, não é necessariamente pautado em propaganda; é algo diferente".

Todavia, Spencer também alertou que desenvolvedores precisam ser cuidadosos quando pensam em modelos de negócio novos. Ele afirma que o ideal não é ganhar mais dinheiro em cima das aproximadamente 200 milhões de pessoas que já possuem consoles, porque isso não faz com que a indústria cresça e é "perigoso". Em vez disso, ele prega que há certa urgência em atrair novos jogadores. "Acredito que precisamos encontrar novos jogadores e novas formas de monetização para que mais bases de jogadores surjam. Para isso, precisamos de jogos, criatividade e este pode ser um bom caminho".

O plano imediato da Microsoft é lançar o Xbox Series X, que chega no final de 2020. A empresa já comprovou que o console será uma poderosa máquina com 12 teraflops de poder na GPU, tornando possível jogos em 120fps. A lista de lançamentos inicial é modesta, mas inclui títulos promissores e se tornará ainda maior graças à retrocompatibilidade. Agora, o que torna a próxima geração diferente de todas as outras é a presença de serviços como Play Anywhere e Project xCloud, que, como disse Spencer, são projetos para o Xbox Series X e além.

Fonte: IGN Brasil