Meio Ambiente

Você viu este estarrecedor vídeo mostrando um urso polar morrendo de FOME?

Você chegou a ver um vídeo mostrando um urso polar morrendo de fome? Não? Então, pegue um lenço e se prepare, porque o clipe é simplesmente estarrecedor. As imagens foram divulgadas recentemente pelo pessoal da National Geographic, já somam mais de 8,6 milhões de visualizações e estão partindo corações pelo mundo. E, como você verá a seguir, não é para menos. Assista:

De acordo as informações que acompanham o vídeo, as imagens acima foram capturadas pelo fotógrafo Paul Nicklen, da National Geographic, durante uma expedição pelas Ilhas Baffin, no litoral do Canadá, e mostram “a cara” do aquecimento global e o que a extinção dos ursos polares parece. As cenas, conforme mencionamos no início da matéria, mostram um desses animais lentamente morrendo de fome e foram gravadas a partir do barco em que Nicklen e outros membros da equipe se encontravam.

Segundo o vídeo, conforme as temperaturas do planeta sobem e provocam o derretimento das plataformas de gelo, os ursos polares vão perdendo acesso à sua principal fonte de alimento, isto é, as focas. Então, quando começam a definhar e a esgotar suas reservas de energia, os animais são obrigados a se aventurar por locais ocupados por humanos em busca de comida.

E se você está se perguntando o motivo de as pessoas simplesmente não darem alimentos aos ursos polares, isso ocorre porque dar comida a esses animais é considerado ilegal e pode gerar uma série de problemas àqueles com “coração mole”. No caso do pobre urso do vídeo, sem encontrar nenhuma fonte de alimentos, ele provavelmente teria apenas poucas horas de vida pela frente.

Segundo Matt Stevens, do The New York Times, Nicklen contou que não existe mais neve no local onde o urso foi avistado, e que o animal se encontrava sujo, desnutrido, visivelmente emaciado e, como você mesmo viu, com dificuldades para se movimentar. De acordo com o fotógrafo, assim que ele e o resto da equipe viram o urso enfraquecido se esforçar e conseguir ficar em pé, todos, sem exceção, começaram a chorar. 

Sério, caro leitor, pegue aquele lencinho... 

Fonte: The New York Times