Eventos locais

UESPI irá sediar evento nacional de Lésbicas e Bissexuais

 A Universidade Estadual do Piauí – UESPI sediará a 9ª edição do Seminário Nacional de Lésbicas e Mulheres Bissexuais (Senalesbi) de 2016. A reunião da administração superior da UESPI com o grupo Matizes ocorreu na manhã desta segunda (15), para ratificar a parceria da realização do evento de 10 a 12 de junho na instituição. O Seminário vai acontecer em conjunto com a 12ª Semana do Orgulho de ser que foi antecipada para 06/06 a 12/06 e a 15ª Parada da Diversidade antecipada para 12/06.

O Senalesbi é um espaço para interagir e discutir a política pedagógica do movimento social. De acordo com Marinalva Santana, coordenadora do grupo Matizes, o seminário tem por objetivo refletir e propor ações para a militância de Lésbicas e de Mulheres bissexuais. Além disso, visa intervir nas políticas públicas, através da construção coletiva em âmbito nacional.

A expectativa de público para o evento é de 200 pessoas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, pois esse é o maior evento de Lésbicas e Mulheres bissexuais no país. Teresina e a UESPI recebem pela primeira vez o encontro. “Historicamente a UESPI apoia a Semana do Orgulho de Ser, e com o evento constrói o debate acadêmico dos Direitos Humanos e de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT)”, afirmou a vice reitora Bárbara Melo.

Parceria com o grupo Matizes

Para a vice reitora, mais uma vez as ações se concretizam em torno dos Direitos Humanos, que ajudam a desenvolver ações institucionais como o registro acadêmico do nome social. Travestis e transexuais que compõem a comunidade acadêmica da UESPI podem, desde agosto de 2014, utilizar seus nomes sociais em registros, documentos e atos no controle acadêmico.

“A UESPI busca contribuir na formação integral da sociedade e no apoio aos movimentos sociais”, destacou o reitor Nouga Cardoso, além de reiterar que a universidade é parceira da Semana do Orgulho de Ser e da Parada da Diversidade desde 2005. Esse ano recebe mais um evento de extrema relevância para discussão na comunidade acadêmica.

O Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX , Raimundo Dutra, acredita que por meio do seminário a universidade traz para o cotidiano dos estudantes, professores, pesquisadores e técnicos o debate acerca da pluralidade de vidas, de ideias e comportamentos presentes na sociedade atual.

Fonte: Uespi