Entretenimento

Truques fantásticos de maquiagem revelados por especialistas

Foto: Getty ImagesMaquiagem em qualquer idade
Maquiagem em qualquer idade

Uma boa maquiagem para pele madura é garantia de valorização da beleza da mulher em qualquer idade. É verdade que existem alguns segredos para conseguir uma make natural, sem o efeito 'craquelado' e que enalteça os pontos positivos de cada rosto, mas nada que as dicas de um especialista não resolvam. O Purepeople conversou com o maquiador Alex Cardoso e te conta tudo!

O segredo de uma maquiagem perfeita para pele madura está na hidratação e na escolha dos produtos. Para a make ficar natural e não pesar as rugas ou linhas de expressão, é preciso evitar o uso de uma base matte. Com truques bem simples, a maquiagem valoriza a beleza de cada mulher e destaca os pontos positivos do rosto. Para descobrir todos os cuidados necessários ao maquiar uma pele madura e evitar um aspecto artificial, o Purepeople conversou com o beauty artist Alex Cardoso. Vem ver!

1 - INCLUA A HIDRATAÇÃO NA ROTINA DE SKINCARE

"O primeiro passo é a hidratação", afirma o maquiador. Como em toda maquiagem, o preparo da pele é essencial e garante uma produção perfeita por mais tempo. No caso de mulheres mais velhas, essa etapa deve ser priorizada: com o passar do tempo, é normal que a pele fique mais seca e favoreça o surgimento de linhas de expressão e rugas. Por isso, Alex recomenda a inclusão de uma rotina de hidratação à lista de cuidados diários de toda mulher. Na hora da make, hidratar a pele ajuda a garantir um visual mais natural e fresh.

2 - TROQUE A BASE MATTE PELA HIDRATANTE

Pode até parecer, mas a hidratação não deve ficar restrita ao pré-preparo da pele. O beauty artist é certeiro em relação ao tipo de base ideal para peles maduras: hidrantes e de cobertura suave. Além disso, a escolha de um produto com textura cremosa (em vez do aspecto matte) aumenta a durabilidade da make e evita o temido efeito de "craquelado" - que acaba acentuando as rugas. "Uma pele bem feita e corrigida com base hidratante enaltece a beleza da mulher mais velha", aponta o expert.

3 - PREFIRA SOMBRAS OPACAS

Mulheres maduras podem usar iluminador e sombras brilhosas, mas precisam ter cuidado redobrado. "Produtos com brilho têm partículas que refletem luz e, por isso, acabam evidenciando as rugas da pálpebras", explica Alex. Segundo o especialista, uma boa pedida é fazer um jogo de luz e sombra com produtos que tenham acabamento opaco. Já em relação ao iluminador, o maquiador aconselha trabalhar com dois tons de base para equilibrar o glow: o seu tom de costume ao redor do rosto e uma opção mais clara na região dos lábios, no centro da testa e na lateral do nariz

4 - EVITE TONS ESCUROS NA SOBRANCELHA

Caso sua sobrancelha precise de correção, é fundamental ter em mente que tons escuros envelhecem e devem ser evitados. "O ideal é usar cores mais claras para corrigir as sobrancelhas do meio para o final porque elas dão uma sensação de olhar mais arqueado", afirma o beauty artist. Uma boa opção apontada pelo expert são lápis com tons puxados para o cinza. Já para realçar o olhar, Alex indica escurecer bem a raiz dos cílios e colocar cílios postiços no canto externo para evidenciar a parte superior dos olhos.

5 - PREFIRA BATOM COM ACABAMENTO SECO

Se para a pele o maquiador recomenda apostar em produtos hidratantes, o ideal para os lábios de mulheres maduras é se jogar em batons com acabamento mais sequinho. Gloss, batons muito cremosos ou líquidos devem ser evitados por escorrerem com facilidade entre as fissuras da boca. A dica do especialista é investir em dois produtos-chave: primer ou lápis matte. O primeiro ajuda a segurar o produto na boca, enquanto o lápis evita que o batom escorra pelas laterais.

Fonte: PurePeople