Esporte

Tóquio 2020: Rayssa Leal conquista a prata e o coração dos brasileiros

Foto: Reprodução / InstagramTóquio 2020: Rayssa Leal conquista a prata e o coração dos brasileiros
Tóquio 2020: Rayssa Leal conquista a prata e o coração dos brasileiros

A referência de skate feminino no Brasil, agora, é ela! Foi dançando, sorrindo e arrasando na pista que a maranhense Rayssa Leal, de 13 anos conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atleta mais jovem a disputar uma Olímpiada pelo Brasil, a Fadinha conquistou a medalha e o coração dosbrasileiros, na madrugada desta segunda-feira, 26 de julho, totalizando a nota de 14.64.

A atleta bateu de longe o recorde de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 com 17 anos no 4x100m do atletismo. Fadinha é, também, a mais jovem brasileira a participar dos Jogos. A marca anterior era de Talita Rodrigues, nadadora que foi finalista no 4x100m livre em 1948, nos Jogos de Londres. Na ocasião, tinha 13 anos e 11 meses. Rayssa tem 4 meses a menos.

A menina que despontou na web após sua mãe, Lílian, postar um vídeo no qual, vestida de fada, ela arrasava nas manobras após sair de uma festa na escola, além de conquistar a medalha prata, garantiu a segunda medalha para o skate street nas Olimpíadas de Tóquio, repetindo o feito de Kelvin Hoefler no domingo, 25 de julho.

 “Eu estou muito feliz, porque pude representar todas as meninas, a Pamela e a Leticia, que não se classificaram, todas as meninas do skate e do Brasil”, disse a medalhista olímpica.

“Poder realizar meu sonho de estar aqui e ganhar uma medalha é muito gratificante. Meu sonho e sonho dos meus pais”, disse a jovem skatista.

O ouro ficou com a japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos, cinco meses mais velha que Rayssa. A skatista somou 15,26 na final, à frente dos 14,64 da brasileira. A também japonesa Funa Nakayama completou a dobradinha da casa no pódio, com 14,49.

“Eu ainda não estou acreditando, não. Parece que foi grande o negócio”, disse.

DESCONTRAÇÃO E MUTA SIMPATIA

A tensão era grande no Complexo Ariake, onde a disputa do skate street foi realizada. Mas para Rayssa Leal e a filipina Margielyn Didal, parecia ser como o recreio da escola. As duas, na maior animação, faziam caras e bocas, sorriam para as câmeras e dançavam, parecendo não se importar com o que acontecia à volta mesmo antes da manobra poderia definir o resultado final. Assim, a história se desenhou.

Com seus 35 quilos, ao mesmo tempo em que era paz e amor nos intervalos, Rayssa parecia ‘virar uma chavinha’ ao entrar na pista. Focada, concentrada, sabia o que estava fazendo e fez bonito.

“Eu tento ao máximo me divertir, porque tenho certeza que se divertir faz as coisas fluírem. Estar dançando ali (com a filipina) é muito engraçada, ontem a gente fez um TikTok se divertindo. Tento ficar mais leve e não pegar toda essa pressão”, disse ela na coletiva de imprensa, após a linda conquista.

À vontade na sala de imprensa, a Fadinha parecia uma única a não estar intimidada. Respondeu com desenvoltura às perguntas feitas em português, inglês e japonês (estas com tradução simultânea) e encerrou com um “arigato” (obrigado, na tradução do japonês).

APOIO DA ‘TIA JULIETTE’

Caçulinha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tokyo, a skatista Rayssa Leal criou uma conta no Twitter para mostrar tudo sobre sua maior experiência na ainda curta carreira. Na segunda-feira, dia 19 de julho, a menina de 13 anos chegou ao Japão e contou que fará um  fazer uma espécie de boletim de bordo, contando o dia-a-dia no país.

“Cheguei! No Japão e no Twitter. Vou contar aqui algumas coisas sobre minha experiência como atleta olímpica em Tokyo 2020. Vem comigo!”, escreveu a garota de Imperatriz, no Maranhão.

Logo depois de criar sua conta, a brasileira mandou uma mensagem para a “tia” Juliette, que é de João Pessoa.

“Alô Juliette, tem Nordeste em Tokyo! Ps: me ensina a usar o Twitter que te ensino a manobrar?! Nunca te pedi nada “Tia”‘, escreveu.

A campeã do “Big Brother Brasil 21” logo respondeu à Fadinha do Skate, apelido que Rayssa tem desde os sete anos de idade, quando viralizou na web um vídeo em que ela arrasa nas manobras vestida de fada, após sair de uma festa da escola.

"Eu não sei usar isso aqui também não, mas eu vou na onda desse povo. Se prepare que eles são tudo gaiato e cheios de manias. Bem-vinda e boa sorte. Representa nosso Nordeste e nosso Brasil, você é braba”, respondeu e incentivou Juliette.

Rayssa Leal, claro, ficou felicíssima com a resposta da maquiadora e advogada emendou.

“Vou surfar essa onda então. Braba é tu! Obrigada pela atenção e carinho”.

Fonte: O Fuxico