Timon (MA)

Timon participa do lançamento da Conferência Maranhense de Educação – COMAE

O município também esteve presente na reunião da UNCME

WhatsApp Image 2017-11-16 at 10.21.14

A secretária de Educação, Dinair Veloso, e a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação – Semed, Requelina Oliveira, estiveram na última segunda-feira (13/11) representando o município no lançamento oficial da Conferência Maranhense de Educação, que aconteceu em São Luís. O tema abordado durante o evento foi “A consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

“O principal objetivo da conferência é avaliar o cumprimento do plano estadual de educação, suas metas e estratégias e propor políticas e ações que indiquem responsabilidade e as atribuições”, explica Dinair. A COMAE acontecerá de 20 a 23 de março de 2018. Até janeiro do ano que vem, Timon realizará a conferência municipal de educação. O município também sediará nos dias 19 e 20 de fevereiro a conferência intermunicipal.

A coordenadora de programas, Requelina Oliveira, explicou a importância dessa sucessão de eventos que discutem e planejam os novos direcionamentos. “Nós municípios estamos preparando as nossas conferências. É através delas que fazemos o monitoramento e a avaliação do nosso plano de educação; optamos ainda por fazer audiências públicas até janeiro. A cada dois anos, damos essa devolutiva à sociedade. Esse é o momento de rever as metas e estratégias, tudo isso através de notas técnicas”.

Ela ainda acrescenta que, como presidente do Conselho Municipal de Educação, esteve presente na Reunião da Coordenação Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Maranhão – UNCME-MA, que aconteceu em São Luís no dia 10 de novembro. “Na reunião, foi abordado: agenda de trabalho para o próximo ano, o convite para o encontro nacional, a reafirmação das conferências de educação, a indicação dos membros para representação no fórum estadual e municipal e sobre o encerramento do ano letivo, que em Timon cumprimos a lei que determina os 200 dias letivos e tudo isso direciona melhor e fortalece nosso trabalho no conselho”, afirma. O encontro para eleição e posse do conselho nacional da UNCME acontece entre os dias 27 a 29 de novembro em Ilhéus, na Bahia.

WhatsApp Image 2017-11-16 at 10.21.27

Fonte: Prefeitura de Timon