Teresina (PI)

Teresina terá espaço para resgate de pessoas com necessidades especiais

Foto: ReproduçãoImagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), realiza na próxima segunda-feira (12), às 11h30, a inauguração da Primeira Residência Inclusiva Boa Morada do Piauí. O espaço vai funcionar na Rua Francisco Mendes, nº 290, bairro Cabral.

De acordo com o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, a instituição vai atuar no resgate e acolhimento de pessoas com necessidades especiais que vivem em situação de vulnerabilidade e não possuem apoio familiar. Segundo o secretário, o local vai funcionar de forma ininterrupta e contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais para garantir a proteção social, a integridade e ressocialização dos usuários.

Além do serviço multidisciplinar, a casa vai desenvolver atividades de socialização como passeios nos pontos turísticos de Teresina, cinemas e teatros, com o objetivo de estimular o desenvolvimento intelectual de cada residente.

O coordenador da casa, Dr. Maurício Silveira, explica que a Residência Inclusiva é um serviço de alta complexidade. “São jovens e adultos que estão em situação de dependência, vulnerabilidade e com vínculos familiares rompidos, fragilizados ou inexistentes, e que, às vezes, não possuem recursos financeiros para se manter. O espaço será adaptado e conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, intérprete de libras, cuidadores e auxiliares”, afirma.

O tempo de moradia  na casa pode ser de longa permanência, isso vai depender da necessidade de cada pessoa. “A equipe especializada foi treinada para prestar qualquer tipo de atendimento personalizado que seja necessário. É uma proteção integral na busca de contribuir na autonomia, superação de barreiras, preconceitos e no desenvolvimento das habilidades, promovendo a inclusão dos residentes”, acrescentou.

A Primeira Residência Inclusiva Boa Morada do Piauí é um serviço de atendimento institucional no âmbito da proteção social e especial de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para jovens e adultos que possuem qualquer tipo de deficiência.

Fonte: PMT