Saúde

Teresina começa a vacinar adolescentes a partir do dia 15 de setembro

Foto: PMTGilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS)
Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS)

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou nesta quinta-feira (02) que os adolescentes com comorbidades devem começar a ser vacinados em Teresina a partir do dia 15 de setembro. Segundo ele, a previsão é do Ministério da Saúde, que regulamenta a vacinação no país. 

“A previsão do Ministério da Saúde é entre a segunda e terceira semana de setembro. Entre os dias 15 e 20, pelo ritmo da vacinação, esse é o período que chega nos adolescentes”, disse Gilberto Albuquerque, em entrevista ao Notícia da Manhã. 

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou a vacinação para o público de 12 a 17 anos no mês de junho.

Ontem (01), a pasta informou que pelo menos 21 municípios piauienses já iniciaram a vacinação dos adolescentes. Até o momento, o sistema da Sesapi aponta que 4.024 pessoas deste público já receberam a primeira dose do imunizante.

Os adolescentes recebem a vacina da Pfizer, a única que possui autorização da Anvisa para ser aplicada em menores de 18 anos. 

Dúvidas

Ainda na entrevista ao Notícia da Manhã, o presidente da FMS ainda respondeu dúvidas de telespectadores a respeito da vacinação na capital. 

Gilberto Albuquerque reafirmou que todos que tomaram a primeira dose têm a garantir de aplicação da segunda. Ele alerta que é preciso ficar atento aos agendamentos anunciados pela FMS. 

“Sempre que nós tivermos a segunda dose disponível, vai ter a possibilidade de agendamento. Esse agendamento pode ser realizado uma semana antes ou uma semana depois [da data marcada no cartão]. Toda primeira dose administrada, a segunda dose já fica garantida”, destacou. 

Gilberto Albuquerque também esclareceu os horários escolhidos para a aplicação das doses nos drives e nos demais postos. “A vacina ela tem os procedimentos para ela poder atingir uma temperatura que eu possa deslocar até o ponto de vacinação. Tecnicamente, é o horário mais cedo que a gente consegue iniciar a vacinação. Entre 8h45 e 9h é o horário que ela atinge a temperatura ideal para ser administrada nas pessoas”, disse. 

Fonte: Cidade Verde