SESC/PI

Sesc Ler Acauã realiza exposição de antiguidades

O projeto pedagógico “Resgatando memórias de outrora”, desenvolvido com alunos da educação de jovens e adultos do município de Acauã, na região Sul do Piauí, resultou na exposição “Antiguidades”, que atraiu os visitantes da cidade ao Sesc Ler Acauã.

A exposição reuniu peças trazidas pelos próprios alunos: um acervo com objetos utilizados por eles ou seus familiares, carregados de histórias e boas lembranças, como é o caso de ferro de passar roupas a brasa, uma máquina de costura manual, os monóculos, dentre outras peças expostas.

Os alunos foram os próprios curadores da exposição. Eles estavam empolgados com a iniciativa de resgatar as histórias do passado. Montaram o espaço, com uma concepção de resgate de memórias, emoções, histórias e vivências de outrora.

O resultado foi uma bela exposição de objetos antigos, que atraiu não apenas os moradores de Acauã, mas visitantes de cidades da região, inclusive de outros estados.

“O evento permitiu acesso a histórias que esta geração jovem não teve a oportunidade de vivenciar, como também um momento de nostalgia para aqueles que viveram a época e fizeram uso dos objetos expostos”, destaca a professora Adelaide Cavalcante, mediadora do projeto.

Uma das alunas e curadoras da exposição, Isabel Macedo, enfatiza que “a exposição proporcionou-lhe lembranças emocionantes, pelo valor histórico e sentimental que as peças expostas”.

Fonte: SESC