SESC/PI

Sesc lança projeto de Educação a Distância para jovens e adultos

Foto: Sesc PiSesc lança projeto de Educação a Distância para jovens e adultos
Sesc lança projeto de Educação a Distância para jovens e adultos

Alunos terão formação do Ensino Médio com qualificação profissional integrada

Jovens e adultos têm agora a oportunidade de cursar o ensino médio a distância gratuitamente e, ao mesmo tempo, ter uma qualificação profissional. O Sesc lançou ontem o projeto EAD-EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos), disponível para alunos de 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul.

As inscrições vão de 1° a 20 de fevereiro e devem ser feitas pelo site www.sesc.com.br/ead. O início das aulas está previsto para março.

Nesta primeira fase, o Sesc EAD EJA oferece como qualificação profissional o curso de produção cultural. Os estudantes que participarem da EAD-EJA terão também acesso a atividades presenciais e on-line de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nos estados participantes.

O projeto é realizado em parceria com o Senac, responsável pela plataforma de realização do curso. As aulas serão 80% em formato virtual e 20% presencial, com atividades que proporcionem o intercâmbio com ações de outras áreas.

O curso será desenvolvido em três semestres, com carga horária total de 1.200 horas. Poderão se inscrever pessoas com mais de 18 anos, residentes nos estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. No total, serão oferecidas aproximadamente 2.500 vagas e ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão do Ensino Médio com qualificação profissional.

Mais flexibilidade aos jovens

“Este novo projeto do Sesc visa contribuir com a redução da evasão escolar no Brasil. Acreditamos que compatibilizar o uso de uma plataforma de educação a distância, alinhada a momentos presenciais, dará mais flexibilidade a esse jovem e será um estímulo para que ele conclua o Ensino Médio. Somado a isso, o aluno vai sair com uma qualificação profissional. A nossa proposta é garantir a formação e ajudar a prepará-lo para os desafios da vida e o mundo do trabalho”, explica Cynthia Rodrigues, Gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc.

O Sesc EAD EJA atende às orientações do Novo Ensino Médio que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com itinerários formativos focando nas áreas de conhecimento e na formação profissional. Além disso, o curso foi pensado de forma a ter uma linguagem com a qual o jovem se identifique. A construção dos conteúdos foi baseada em experimentações e maior interação dos participantes.

“Optamos por um nível de ludicidade alta, com o uso de estratégias e de recursos mais elaborados – tanto pedagogicamente quanto em termos de produção multimídia”, esclarece Cynthia. Nesse contexto, podem ser empregadas a simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias compatíveis com os objetivos do curso.

Outro ponto de destaque é a flexibilidade proporcionada pela educação a distância, que se mostra uma vantagem para a adesão dos alunos. “Muitos jovens têm dificuldade em conciliar a frequência escolar com a necessidade de trabalho e outras atividades diárias. O ensino remoto confere mais flexibilidade com a rotina do estudo, impactando positivamente na continuidade da formação. Estamos animados em transformar a educação para eles de forma permanente”, declara Cynthia.

Fonte: Sesc Pi