SESC/PI

Sesc comemora 75 anos com live de Alceu Valença

Foto: Sesc PiSesc comemora 75 anos com live de Alceu Valença
Sesc comemora 75 anos com live de Alceu Valença

No dia 13 de setembro, o Sesc completa 75 anos de criação. Da primeira unidade, no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, aos dias de hoje, são inúmeras as histórias que marcam essa trajetória. O poeta e cordelista Braúlio Bessa traduziu a essência desse trabalho em um belo poema, com o qual presenteia a instituição neste aniversário.

Nascido no interior do Ceará, o artista que já percorreu o país e conhece de perto a realidade do povo brasileiro, descreve com propriedade a importância da atuação do Sesc para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e toda a sociedade.

Os jovens também fazem parte das comemorações da data, com a apresentação da Orquestra Maré do Amanhã, projeto que ensina música clássica a crianças e adolescentes de uma das mais violentas favelas do Rio de Janeiro. O Sesc, que dedica diversos projetos aos jovens, traz para a celebração um deles: o Coral Jovem do Sesc em Minas Gerais. Em virtude da pandemia e da necessidade de distanciamento social, eles gravaram à  distância, mais em uma sintonia única em homenagem aos 75 anos da Instituição. A música escolhida – O Sifuni Mungu – é um cântico africano que remete a importância do agradecimento e da gratidão.

E a festa de aniversário não poderia deixar de ter os ritmos brasileiros que tornam a cultura do país tão única e celebrada. E é na voz de Alceu Valença que o Sesc festeja. Conhecido pela sua versatilidade, o consagrado cantor pernambucano, que mistura estilos musicais indo do frevo ao fado, sintoniza com o Sesc em diversidade e tradição. E ainda é contemporâneo da instituição: completou 75 anos no mês de julho. Um show que traz sucessos como Tropicana e La belle de jour, e ainda passeia pelo forró de Jackson do Pandeiro, com O canto da ema, e clássicos de Luiz Gonzaga, como Vem Morena.

Toda a programação vai ao ar pelo canal do YouTube do Sesc Brasil no dia 13 de setembro, a partir das 19h. A festa conta ainda com um toque de solidariedade. Por meio do QR code exibido durante o evento, o público poderá contribuir com doações para a campanha Mesa Brasil Urgente. Toda a arrecadação será revertida na compra de cestas básicas, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, que sofrem com as consequências da pandemia de Covid.

Fonte: Sesc Pi