Geral

Serviços do Detran ficarão suspensos a partir de sábado (11) para instalação de sistema do Renavam

Foto: Izabella Pimentel / Cidade VerdeServiços do Detran ficarão suspensos a partir de sábado (11) para instalação de sistema do Renavam
Serviços do Detran ficarão suspensos a partir de sábado (11) para instalação de sistema do Renavam

Os serviços de transferências, emplacamentos, comunicação de venda em cartório, vistoria e emissão de taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), ficarão suspensos do dia 11 a 15 de dezembro, devido a implementação de um novo sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

De acordo com o Detran-PI, a suspensão ocorrerá por conta da necessidade de migração, integração e homologação dos dados com a base nacional. Os serviços deverão retomar a partir do dia 16 de dezembro.

“Vamos migrar os dados do sistema antigo para o novo sistema de 11 a 15, em seguida faremos os últimos testes para que no dia 16, o Detran possa retornar à prestação dos serviços já com o novo sistema de veículos. Além disso, equipes do Detran e da ATI estarão de plantão para sanar quaisquer problemas que possam vir a surgir com a nova tecnologia”, explica João Filho, gerente de tecnologia do Detran-PI.

O Detran-PI informou ainda que uma equipe da Agência de Tecnologia de Informação (ATI), responsável pela instalação do novo sistema, trabalhará na atualização do banco de dados, de sexta-feira (17) a domingo (19), para minimizar possíveis intercorrências

O Renavam é o sistema responsável por armazenar todos os dados dos veículos que circulam no país. Diferentemente do atual, o novo sistema operará com uma tecnologia mais moderna, com isso, o Detran-PI passará a oferecer um serviço mais rápido e as falhas de conexão reduzirão significativamente.

“Este novo sistema é a realização de sonho antigo, trazendo mais comodidade para as equipes internas da ATI e Detran, com mais estabilidade, utilizando equipamentos de baixa plataforma e menor custo para o Estado, o que vai possibilitar replicar e dar mais celeridade na prestação de serviços ao cidadão”, destacou o diretor da ATI, Antônio Torres.

Para o diretor geral do Detran, Garcias Guedes, o usuário será o maior beneficiado com a mudança. “A usabilidade vai ser melhor, o atendente do Detran terá um sistema mais fácil de manusear e mais ágil, o que vai tornar o atendimento ao usuário mais rápido e mais estável”, frisou o diretor.

Garcias Guedes informou ainda que, durante o período de implantação do novo Renavam, os serviços referentes a Habilitação funcionarão normalmente, sem qualquer interrupção.

Fonte: Cidade Verde