FIEPI/ Piauí

SENAI/PI beneficia jovens e adultos com vário cursos profissionalizantes. CONFIRA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI) está realizando, com o apoio do programa de gratuidade do SENAI/Departamento Nacional, diversos cursos voltados à qualificação profissional de milhares de jovens que buscam oportunidades em vários municípios de norte a sul do Piauí.

A oferta de cursos gratuitos estado é bastante significativa, permitindo o acesso de uma fatia da população que não dispõe de recursos suficientes para arcar as despesas com esses cursos. Os municípios de Piripiri e Parnaíba, no norte do estado, além de Picos na região sul, são exemplos disso.

No momento a unidade do SENAI de Piripiri conta com diversos cursos em funcionamento. Estão sendo capacitados aproximadamente 200 alunos nos cursos de Pedreiro, Refrigeração, Mecânica de Motocicleta, Operador de Maquina Industrial, Mecânico de Maquina de Costura e Cabeleireiro somente neste primeiro quadrimestre.

De acordo com a gerente da unidade local, Erlane Nascimento, além dos cursos em atividades, encontram-se abertas inscrições para o teste seletivo nos cursos de Transporte Coletivo de Passageiros e mais duas turmas para cabeleireiro. Segundo ela, é bastante grande o número de pessoas que procuram o SENAI diariamente.

Em Parnaíba a procura é crescente e cada dia surge mais pessoas interessadas nos cursos de qualificação oferecidos pelas unidades do SENAI local. O Centro Comunitário de Aprendizagem “Joaz Souza”, por exemplo, está funcionando atualmente com os cursos de Padeiro, Confeiteiro, Cabeleireiro e Instalador Hidrossanitário, e ainda dispõe de inscrições abertas para o teste seletivo com novas turmas de Cabeleireiro e Refrigeração.

O núcleo do SENAI-PI, da cidade de Picos conta neste momento com três cursos de qualificação profissional sendo ministrados gratuitamente. São 78 alunos em fase de capacitação nos cursos de Mecânico de Motores Diesel MWM; Cabeleireiro, e Impressor Serigráfico.

A dona de casa Maria dos Remédios Rodrigues, da cidade de Parnaíba conta que através do SENAI encontrou uma porta aberta para a nova vida que tem hoje. “Quando eu procurei o curso de Defumados e Embutidos não tinha a dimensão do que isso me ajudaria, hoje, recebo encomendas e já posso pensar em montar um negócio para minha família”, conta emocionada lembrando que tem dois filhos desempregados.

Segundo o diretor de desenvolvimento do SENAI-PI, Edgar Ataíde, vale à pena ressaltar que de uma cidade para outra a oferta de cursos seguem o momento da demanda exigida para aquela região “O ingresso aos cursos gratuitos são feitos através de testes seletivos e é preciso ficar atento para os requisitos obrigatórios que inicia com a idade mínima de 16 anos, que estejam matriculados ou que tenham concluído a educação básica e que apresentem situação de baixa renda”, enfatizou.

O SENAI do Piauí está presente em vários municípios piauienses por meio das Unidades Fixas e as Moveis. Para mais informações, acesse portal www.senai-pi.com.br

Fonte: FIEPI/PI