FIEPI/ Piauí

SENAI-PI realiza consultoria em controle de qualidade para produtores de farinha de mandioca de Pico

O Departamento Regional do SENAI do Piauí, em parceria com o SEBRAE/PI, prossegue com a realização de Consultorias em Implantação Orientada em Boas Práticas de Fabricação (BPF) e de procedimentos operacionais padronizados, para 15 casas de farinha da região de Picos. As consultorias integram as ações do Programa Alimentos Seguros (PAS), desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em Alimentos (CTA) do SENAI-PI.

Segundo o Coordenador do Projeto, engenheiro agrônomo Paulo Sérgio de Sales Pires, as consultorias são realizadas de acordo com a as normas da ANVISA para o setor. “As Casas de Farinhas beneficiadas são vinculadas a várias Associações de produtores da região de Picos, e contam com apoio integral do CTA, através do Programa Alimentos Seguros”, afirmou Paulo Pires.

Segundo ele, as consultorias técnicas e tecnológicas proporcionam o rastreamento do produto possibilitando-o segurança e inocuidade, na sua finalização. Paulo Pires ressalta ainda o atendimento às regras gerais dos principais aspectos a serem considerados no Programa de Boas Praticas de Fabricação (BPF) nos alimentos produzidos.

“A ação está acontecendo desde janeiro deste ano e segue até agosto, incluindo treinamento para que os produtores possam estar trabalhando de maneira correta na manipulação da farinha”, explicou o coordenador, a acrescentando que ao final, cada estabelecimento receberá um Manual de Boas Pratica de Fabricação.

Paulo Pires disse ainda que “o objetivo principal desta ação é o rastreamento do produto para que o mesmo tenha um beneficiamento final na central atendendo aos padrões de qualidade”. Além do consultor do PAS, os produtores recebem orientação de uma nutricionista do programa.

Fonte: Ascom/FIEPI