Geral

Sem chuvas suficientes, cidades podem precisar de abastecimento de água no PI

Foto: Roberta AlineSem chuvas suficientes, cidades podem precisar de abastecimento de água no PI
Sem chuvas suficientes, cidades podem precisar de abastecimento de água no PI

A Secretaria de Estado da Defesa Civil realiza o monitoramento da situação hídrica dos municípios piauienses e afirma que, até o momento, os rios não vivem “risco de inundação”. “Estamos concluindo um período chuvoso e a tendência é estabilizar e baixar o nível das águas”, diz o secretário de Defesa Civil, José Augusto Nunes. A Defesa Civil já iniciou o levantamento de quantas cidades poderão precisar de abastecimento de água.

José Augusto Nunes afirma que os níveis dos rios Marataoan, Longá e Parnaíba, no momento, estão sob controle, sem risco de inundação.

A Defesa Civil esclarece que, “com a proximidade da conclusão do período chuvoso, a pasta segue com o trabalho de monitoramento dos principais rios piauienses localizados nos municípios de Teresina, Barras, Esperantina e Luzilândia, além de verificar quais cidades poderão sofrer em decorrência da estiagem”. 

SECA 

O secretário acrescenta que com o fim do período chuvoso a preocupação é a seca verde. O gestor cita a grande demanda de municípios do semiárido por carro pipa. “As chuvas não foram suficientes para recarregar os açudes”, diz José Augusto. 

Entre os municípios está o de Fartura do Piauí, que, segundo a Defesa Civil Estadual, vive uma situação delicada. A cidade já solicitou reforço para não ter dificuldades quanto ao fornecimento de água. 

“A Defesa Civil está fazendo levantamento de quantas cidades precisarão de abastecimento de água. Vamos traçar um plano para região”, ressalta o secretário. 

CPRM

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) faz o monitoramento diário e fornece informações ao Estado e Municípios. O boletim da CPRM, divulgado na manhã desta quarta-feira (28), traz os seguintes dados:

O rio Marathaoan em Barras continua a registrar valores acima da cota de alerta. Às 06h45 de hoje (28), a cota era de 3,89 m, portanto, 19 cm acima da cota de alerta. A tendência é que o nível chegue nas próximas 8 horas em torno de 3,88 cm, mas ainda abaixo da cota de inundação (420 cm) 32 cm, caso não ocorram grandes precipitações no intervalo da previsão.

Na cidade de Esperantina o rio Longá continua em situação de atenção. A cota atual é de 5,85 m (55 cm abaixo da cota de alerta). A previsão das próximas 8 horas é que o nível fique em torno de 5,87 m.

Na cidade de Luzilândia o nível do Parnaíba esta em situação de normalidade e a cota registrada hoje às 06:30 h foi de 3,77 m. A previsão é que o nível se mantenha em situação de normalidade chegando a 3,73 m nas próximas 12 h.

O rio Parnaíba nas Cidades de Floriano-PI/Barão de Grajaú-MA e Teresina-PI/Timon-MA apresentam os níveis dentro da normalidade.

O rio Poti em Teresina está com a cota atual de 2,60 m e previsão de manter o nível dentro da normalidade, devendo nas próximas 10 horas diminuir o nível chegando a valores em torno de 2,47 m.

O rio Parnaíba em Teresina está com cota de 3,09 m e deve manter o nível nas próximas 8 horas em 3,11 m, continuando em situação de normalidade.

Fonte: Cidade Verde