Maranhão

Seduc realizará novas audiências públicas de expansão dos Centros Educa Mais

Foto: Divulgação1ª reunião de expansão dos Centros Educa Mais realizada em Timon
1ª reunião de expansão dos Centros Educa Mais realizada em Timon

Dando continuidade às audiências públicas de expansão dos Centros Educa Mais, iniciadas na quarta-feira (02), em Timon, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará novos encontros até o dia 15. Os próximos serão em Rosário, São Luís, Bacabal e Dom Pedro.

As audiências serão realizadas pela equipe Educa Mais, formada por técnicos da Seduc, e acontecem nas 10 escolas que estão em processo de transformação em Centros Educa Mais. O público alvo são a comunidade escolar, os estudantes que estão oriundos do 9º ano do Ensino Fundamental e pais.

Nesta terça-feira (08), o encontro será no Centro de Ensino Raimundo João Saldanha, em Rosário; na quarta-feira (09), no Centro de Ensino Paulo VI; na quinta-feira (10), nos Centros de Ensino Professor Ignácio Rangel e Sousândrade, em São Luís; e na segunda-feira (14), será a vez de os Centros de Ensino Sarney Costa (bairro São Francisco) e Força Aérea Brasileira (São Cristóvão), também em São Luís, receberem as equipes do Centro Educa Mais.

As datas das audiências em Bacabal, Dom Pedro e Santa Helena, ainda não foram definidas. Nestes municípios, respectivamente, os Centros de Ensino Raimundo Ferro Lago, Ana Isabel Tavares e Newton Bello serão transformados em Centros Educa Mais.

Na oportunidade, a equipe Educa Mais apresenta proposta pedagógica das Escolas de Educação em Tempo Integral, um novo modelo de escola pública que visa o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões – intelectual, social, cultural, física e emocional -, por meio de ações integradas e em tempo integral, envolvendo atores que influenciam diretamente a formação plena dos estudantes: família, educadores, gestores e comunidades locais. Este novo modelo tem como base o diálogo permanente entre estudantes e educadores, a fim de desenvolverem juntos as competências que a vida e o mercado de trabalho exigem.

Nos Centros Educa Mais, o período letivo diário dos estudantes tem a duração de 7 horas e 50 minutos, de segunda a sexta-feira. Tudo isso em um ambiente completo para receber os estudantes e permitir uma melhor complementação e integração curricular com as aulas de protagonismo juvenil, estudos orientados, práticas experimentais, vivência em protagonismo, entre outras. Para a permanência na escola em tempo integral, os estudantes recebem diariamente três refeições preparadas com orientação nutricional e produtos de qualidade.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão