Saúde

RFCC-PI abre inscrições para a capacitação em diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil

Foto: Reprodução/ Blog da SMPRFCC-PI abre inscrições para a capacitação em diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil
RFCC-PI abre inscrições para a capacitação em diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil

O mês de setembro se aproxima e com ele a campanha 'Setembro Dourado', que é uma das ações mais importantes para a discussão da oncologia pediátrica no Brasil. Esse ano, em decorrência da campanha, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-PI) em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIAC), realizam nos próximos dias 15 e 16 de setembro, o curso on-line de Capacitação em Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, destinado a médicos, estudantes de medicina e enfermeiros do Piauí.

Essa capacitação, com vagas limitadas, já está com as inscrições abertas através do link https://forms.gle/s33ScLe2aCTtbuzaA e será totalmente gratuita. Além disso, os participantes receberão certificados de 8h de participação.  

Diversos profissionais renomados da área oncológica infantojuvenil estarão ministrando palestras durante o curso, entre eles a dra. Ana Escobar, pediatra com doutorado e livre-docência pela FMUSP e consultora do programa Bem Estar; o dr. Sergio Petrilli, fundador do GRAAC em São Paulo, com doutorado em pediatria e especialista em oncologia pediátrica; e o prof. dr. Luiz Fernando Lopes, que é diretor do Hospital de Amor (Hospital Infantil de Barretos), entre outros.

Carmen Campelo, presidente da RFCC-PI, reforça a necessidade de não somente alertar a população a respeito do câncer infantojuvenil, mas também preparar os profissionais da saúde para diagnosticarem precocemente a atividade do câncer na vida dos pacientes infantojuvenis.

"Por muitos anos atuamos na campanha Setembro Dourado com o papel de alertar toda a sociedade sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Esse ano inovamos e não vamos somente informar a população sobre esse tipo de câncer, nós vamos também capacitar nossos médicos e enfermeiros, que já são referências nacionais no tratamento oncológico, mas agora traremos mais informações técnicas para eles identificarem e diagnosticarem de forma precoce os casos de câncer nas crianças e adolescentes", disse Carmen Campelo.

Fonte: Cidade Verde