Gente Eficiente

Projeto 'Música Eficiente' transforma vidas através da inclusão

 Histórias de vidas e superação unidas pela força da música. Em Teresina, uma iniciativa educacional está transformando o dia a dia de crianças e adolescentes por meio da inclusão social. É o projeto ‘Música Eficiente’, uma oficina de música e canto criada na escola Pequena Rubim, no bairro Mocambinho, localizado na Zona Norte da capital.

O projeto voluntário idealizado pelo professor João Gilberto, criado em 2013, surgiu da necessidade da escola em melhor atender os alunos com deficiência. “Eu notei que eles poderiam ter uma qualidade de vida melhor através da música”, explica Gilberto.

Com o ‘Música Eficiente’ as crianças têm aulas de canto e aprendem a tocar instrumentos musicais, ainda dividem momentos de lazer e diversão. Para a voluntária Carminha Araújo, o melhor do projeto é que ensina e promove a inclusão com atividades lúdicas. “A música trabalha muito em cima disso: da autoestima e desenvolvimento cognitivo”, esclarece.

A Florença Oliveira, que é mãe de uma criança atendida no projeto destaca os benefícios que a atividade trouxe para o seu filho. “A criança com Síndrome de Daw é capaz de desenvolver várias atividades. O Francisco Neto, por exemplo, aprendeu a ficou mais calmo, tranquilo e em paz consigo. A música também trouxe para ele o desenvolvimento da oralidade”, destaca.

O estudante Miquéias Mota, de oito anos, diz que adora o projeto e, apesar de mora do outro lado da cidade, frequenta o local há três anos. “Aprendi a tocar violino, violão, flauta e teclado”, diz o pequeno que pretende ser médico e maestro.

Fonte: GSHOW