Teresina (PI)

Projeto desperta sobre a importância de respeitar a diversidade

Foto: Prefeitura de TeresinaProjeto desperta sobre a importância de respeitar a diversidade
Projeto desperta sobre a importância de respeitar a diversidade

A Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, localizada no Parque Brasil, zona norte de Teresina, reuniu, no final deste mês de novembro, alunos e professores com o objetivo de trabalhar o respeito às diversidades sociais. O encontro se deu em culminância ao projeto “Consciência Negra: Viver com igualdade é saber respeitar as diferenças”. O projeto foi elaborado e desenvolvido pelos professores, reunindo aproximadamente 400 alunos dos turnos manhã e tarde. As atividades foram desenvolvidas por estudantes do 9º ano e apresentadas pelos demais alunos da escola.

O trabalho envolveu palestra sobre questões raciais, exposição de cartazes, maquetes, vestuário e culinária típica. “Desenvolvemos um projeto sobre a consciência negra, que busca mostrar às pessoas os prejuízos que o racismo e o preconceito podem causar. Realizamos uma apresentação para os colegas destacando a importância da data, do respeito, igualdade e direitos”, explica João Emanuel, aluno da turma do 9º ano.

“Os estudantes ornamentaram as salas de aulas, expondo tudo que aprenderam sobre as músicas, a culinária e a história da cultura afro descendente, na semana dedicada à Consciência Negra. O trabalho foi feito durante todo o bimestre e foi dividido em temáticas diferenciadas, para que cada turma participasse das atividades propostas. O resultado foi um lindo evento, que teve como objetivo conscientizar e valorizar a diversidade cultural, despertando sobre o respeito às diferenças e à miscigenação de raças”, conclui a professora de História, Iraildes Pereira e Silva.

Fonte: Prefeitura de Teresina