SESC/PI

Prof. Dr. André Aguiar promove oficina sobre História e Patrimônio no Sesc Caixeiral

Foto: ASCOM SESCOficina de formação “Ensino de História e Patrimônio Cultural”
Oficina de formação “Ensino de História e Patrimônio Cultural”

O Sesc Caixeiral, em Parnaíba, promove a oficina de formação “Ensino de História e Patrimônio Cultural”, que será ministrada pelo professor Dr. André Aguiar Nogueira, de 05 a 08 de agosto, das 15h às 18h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de link disponibilizado no final deste texto até o dia 01 de agosto. Serão oferecidas 20 vagas.

A oficina é voltada para professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados nos debates e experiências acerca da memória e do patrimônio. O objetivo é desenvolver competências no campo do patrimônio cultural enquanto mecanismo de dinamização do ensino e valorização da cultura local.

A metodologia fundamenta-se na leitura e debate de textos, na produção de entrevistas, na realização de inventários e na elaboração de roteiros que permitam relacionar pedagogicamente História e Patrimônio.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdjBL0GEEuoCaEI8p6-zKIsI7Cjc-HvuWTB1oOFftmoTqtBKw/viewform?usp=sf_link

Sobre o ministrante:

André Aguiar Nogueira é Mestre e Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Publicou o livro “Fogo, vento, terra e mar: A arte de falar dos trabalhadores do mar”. Ocupou cargo de técnico e de coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza (2008-2012). Foi membro do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico (COMPHIC) e do Conselho Municipal de Cultura (CMPC). Ministrou aulas em cursos de graduação e pós-graduação em História na Universidade Vale do Acaraú (UVA), na Faculdade Internacional do Delta (FID) e no Instituto Dexter de Desenvolvimento Humano, de 2010 a 2016. Foi assistente Técnico da Fundação Brasil Cidadão para Ciência, Educação e Tecnologia no Programa Petrobras Agenda 21 Comunitária. Lecionou como professor substituto do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Parnaíba (2013 e 2017). É pesquisador das temáticas Corpo, Natureza, Cultura, Memória, Cidade, Patrimônio e Turismo, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM-UFC/CNPQ) no qual desenvolveu o Pós-Doutorado Pesquisa e Mapeamento do Patrimônio Cultural do Litoral de Fortaleza (2015/2016), bolsa FUNCAP. Foi professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Assu, em 2017. Atualmente é professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Tabuleiro do Norte.

Fonte: SESC PI