Cultura

Procissão pelo Rio Parnaíba celebra o dia de São Pedro em Teresina, não deixe de conferir!

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebra São Pedro.Arquidiocese celebra dia de São Pedro.

Arquidiocese celebra dia de São Pedro.Foto: Arquidiocese de Teresina

Hoje, 29, é dia de São Pedro e São Paulo. O calendário católico é em honra ao martírio dos apóstolos e as celebrações, em diferentes paróquias, são marcadas por quermesses, arraias e grandes fogueiras, além de procissões. A nossa Arquidiocese tem programação especial para os fiéis.

Uma prova de toda essa devoção são os festejos de São Pedro Apóstolo e Pescador realizado, há mais de seis décadas, no bairro Poti Velho, zona norte de Teresina. O momento celebrativo inclui terços, missas e apresentações culturais, no período de 20 a 29 de junho. Com vasta programação durante todo o dia deste 29 de junho, o auge dessa festividade é a procissão fluvial, onde o público acompanha, em canoas, a imagem de São Pedro.  A missa de encerramento acontece às 18h30,  no patamar da Capela Nossa Senhora do Amparo, na praça Maria do Carmo Rodrigues, no Poti Velho.

Vale lembrar  ainda que na data de hoje celebra-se o dia do Papa, pois São Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos). De acordo com nosso Arcebispo, Dom Jacinto Brito, as pessoas se alegram com a vida do santo e isso justifica as inúmeras celebrações feitas em honra a São Pedro, aquele que foi o pescador da Galileia e que Jesus chamou e disse: “de agora em diante tu serás pescador de homens”.

“E de fato, desde que Pedro deixou as redes com seu irmão André e seguiu a Jesus, ele se tornou um pescador de homens. Com seus altos e baixos Pedro nunca perdeu o seu grande amor a Jesus. Mesmo quando O traiu dizendo que não O conhecia,  ele se arrependeu e a prova é que ele confia no amor de Cristo e logo depois se volta para Jesus que, glorificado depois da paixão, lhe dá então as chaves dizendo: Pedro tu és pedra e sobre esta pedra eu construirei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, reforça o Bispo.

Esse amor a Cristo, essa fé de Pedro muito nos ensina, pontua Dom Jacinto, pois “mesmo balançando, mas nunca caindo, é que Pedro atrai a graça do Divino Mestre que lhe faz chefe da Igreja. Sendo assim, nós devemos olhar para Pedro com muita simpatia. O primeiro bispo de Roma, o primeiro Papa é encarregado de cuidar de todo o rebanho. Nos momentos de fraqueza e de dúvida ele nega o mestre, mas é grande para reconhecer  e dizer:  “Senhor só Tu tens Palavra de vida eterna” e quando chega o momento supremo de confessar  o nome de Jesus, ele não se nega. E é aí que percebemos a confirmação da sua fé”, atesta.

Programação da Festa de São Pedro, no bairro Poti Velho:

29 de junho
Às 15h30, a imagem sai da capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em direção ao Centro de Teresina. A concentração da procissão acontece no cais do Iate Clube, na Av. Maranhão. Depois será realizada a procissão fluvial, seguida de procissão terrestre, finalizando a festa, em honra ao santo, com missa, às 18h30.

 

Fonte: Portal R10