Geral

Preferências de atração sexual variam entre homens e mulheres e em diferentes idades

Importância da estética, da personalidade e de recursos como inteligência e renda varia com a idade e o gênero
Foto: PiqselsCom o tempo, homens e mulheres passam a priorizar mais a personalidade nos relacionamentos.
Com o tempo, homens e mulheres passam a priorizar mais a personalidade nos relacionamentos.

Uma nova análise sugere que homens e mulheres têm prioridades amplamente semelhantes em suas preferências de atração sexual, mas variam no grau de preferência por certas características. As preferências também parecem mudar com a idade. Stephen Whyte, da Universidade de Tecnologia de Queensland em Brisbane (Austrália), e colegas apresentam essas descobertas na revista de acesso aberto PLOS ONE.

As preferências de atração sexual das pessoas as levam a tomar decisões sobre sexo, relacionamentos e reprodução que, em última análise, influenciam outras facetas da sociedade, como papéis de gênero, igualdade de gênero, taxas de fertilidade, política e muito mais. No entanto, não está claro como as preferências por certas características variam entre homens e mulheres e em diferentes fases da vida.

Tendo isso em vista, Whyte e colegas pesquisaram 7.325 usuários australianos de sites de namoro, que tinham entre 18 e 65 anos. Solicitou-se aos participantes que avaliassem em uma escala de 0 a 100 a importância de nove características de parceiros em potencial. Essas características se enquadram em três categorias: estética (idade, atratividade e constituição física/características), recursos (inteligência, educação e renda) e personalidade (confiança, franqueza e conexão emocional).

Mudanças com a idade

A análise estatística das respostas revelou prioridades semelhantes para homens e mulheres. Ambos classificaram a constituição física, a atratividade e todos os três traços de personalidade como altamente importantes, enquanto a renda era de importância muito menor. No entanto, as mulheres avaliaram a importância de idade, educação, inteligência, renda, confiança e conexão emocional cerca de 9 a 14 pontos a mais do que os homens. Além disso, em relação a todas as outras características, os homens atribuíram maior prioridade à atratividade e constituição física do que as mulheres.

A análise também mostrou que as diferenças entre as preferências de homens e mulheres mudaram com a idade. Por exemplo, embora os homens geralmente atribuam uma importância relativa maior à estética do que as mulheres, essa lacuna diminui com a idade. Enquanto isso, as mulheres mais jovens atribuíram uma importância relativa maior do que os homens mais jovens à personalidade. Mas homens e mulheres mais velhos priorizaram a personalidade de forma mais semelhante.

No geral, essas descobertas se alinham com as previsões das teorias de atração existentes, incluindo aquelas que consideram a escolha do parceiro no contexto da paternidade. Os autores observam as limitações de seu estudo e destacam possíveis direções para pesquisas futuras no sentido de uma compreensão ainda mais matizada da atração sexual.

Os pesquisadores acrescentam: “Ambos os sexos tendem a achar as mesmas coisas atraentes em um parceiro em potencial. Mas em diferentes estágios da vida, de 18 a 80 anos, homens e mulheres podem diferir significativamente na importância que atribuem a essas mesmas características particulares.”

Fonte: Revista Planeta

Saiba mais sobre: