Teresina (PI)

Prefeitura lança Escola de Gestão de Teresina nesta quinta-feira (03)

Qualificar para aperfeiçoar a gestão. É com esta missão que a Prefeitura Municipal lança, nesta quinta-feira (3), a Escola de Gestão de Teresina (EGT), vinculada à Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema). O evento acontece a partir das 8h30, no Palácio da Música, e contará com a presença do prefeito Firmino Filho.

Nonato Moura, secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, explica que a EGT vai qualificar e treinar os servidores municipais em suas áreas de atuação, tudo de forma gratuita e em ambientes virtuais e/ou presenciais. “Estamos fechando diversas parcerias que vão proporcionar esta troca de aprendizagem. A partir do momento que investimos na capacitação dos nossos servidores, estes aprendizados serão integrados à rotina de trabalho e vão tornar a gestão municipal cada vez mais eficiente”, pondera.

A primeira capacitação presencial disponibilizada pela EGT já tem data marcada. A “Oficina de Mapeamento de Processos” acontece dias 9 e 10 de outubro, no laboratório do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI), e é voltada para os 40 analistas de gestão pública e de orçamento, aprovados no concurso unificado de 2016 e que já estão em exercício em diversas secretarias do município.

“Os treinamentos presenciais vão ocorrer periodicamente, conforme o diagnóstico de necessidades que traçamos durante a criação da EGT e vão abarcar diversos segmentos da Prefeitura. Porém, os servidores também têm à disposição, a qualquer tempo, uma série de cursos à distância”, explica Nonato Moura.

Estes cursos à distância são oriundos de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Para ter acesso, basta o servidor entrar no site da Sema (https://sema.teresina.pi.gov.br/), buscar no menu localizado do lado esquerdo da página a aba “Escola de Gestão de Teresina”, depois clicar em “Cursos EaD”, e seguir o passo a passo descrito.

“No site também disponibilizamos as ‘trilhas de aprendizagem’, que é um compilado de cursos, dividido por categorias de interesse dos servidores de diferentes áreas, já para facilitar a busca na hora da inscrição. Mas estas trilhas são apenas sugestões, o servidor é livre para escolher o curso que ele julgar necessário para o seu crescimento profissional”, ressalta Nonato Moura.

Graduações e Pós-graduações

A Sema, dentro da esfera de atuação da Escola de Gestão de Teresina, também firmou convênios com instituições de ensino superior, a exemplo da Estácio Ceut e Centro Universitário Santo Agostinho (UniFSA), para oferecer descontos especiais, de até 50%, para os servidores que almejem fazer graduações e/ou pós-graduações. O benefício também abrange os dependentes dos servidores de Teresina.

Fonte: PMT