Mundo

Porque devem as comunidades costeiras temer as marés de tempestade

Foto: Reprodução/TVI24Porque devem as comunidades costeiras temer as marés de tempestade
Porque devem as comunidades costeiras temer as marés de tempestade

Quando o Henri chegar a terra, talvez em Long Island, Nova Iorque, ou na região sul de Nova Inglaterra, a enorme tempestade deverá trazer com ela enxurradas, ventos fortes e marés de tempestade, alertou o Centro Nacional de Furacões.

Quase metade de todas as mortes relacionadas com os ciclones tropicais resultam das marés de tempestade.

Embora muita gente se concentre na velocidade dos ventos das tempestades, o perigo chega muitas vezes com a água que entra em terra vinda do mar.

Pessoalmente, pode estar a pensar (e não será o único): “O que é ao certo uma maré de tempestade?”

“Uma maré de tempestade é um aumento do nível da água que acontece quando os ventos de uma tempestade forte empurram a água para a costa”, disse Brandon Miller, meteorologista da CNN. “O vento acumula e empilha a água do mar, literalmente, e empurra-a para terra.”

Essa água toda não tem para onde ir

Uma maré de tempestade também pode agravar as inundações. À medida que a água se acumula ao longo da costa, os rios e outros cursos de água que, normalmente, escoam para o oceano, podem ficar obstruídos mais a montante, obrigando ao aumento dos níveis da água.

Essa água não desaparece simplesmente. Dependendo da quantidade de água que foi empurrada para a costa e da dimensão da bacia hidrográfica da zona, a água pode ficar por ali, causando mais danos às comunidades.

Devido às alterações climáticas, as marés de tempestade tornaram-se uma ameaça ainda maior nos últimos anos.

“Os níveis das águas do mar subiram na maioria dos sítios em cerca de 30 cm, ao longo do último século. O valor de referência mais elevado do nível dos oceanos permite que as marés de tempestade sejam ainda maiores, aumentando as suas capacidades destrutivas”, disse Miller.

O Serviço Meteorológico Nacional, num relatório de 2014, dizia que a maioria das mortes relacionadas com estas marés aconteceu durante o Furacão Katrina e várias outras tempestades grandes e poderosas. Na maioria das tempestades, as chuvas intensas que levaram a afogamentos são a principal causa de morte.

Fonte: TVI