Economia e Negócios

PIS/Pasep: quando o abono será pago para quem trabalhou em 2021?

Os trabalhadores que exercem atividade com carteira assinada ou atuam como servidor público têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep. A previsão é de que o pagamento do benefício referente ao ano de 2021 seja liberado no ano que vem.

O governo alterou as regras de pagamento do PIS/Pasep e não seguirá a regra de pagamentos que iniciam em julho de um ano e terminam em julho do ano seguinte. Agora, o trabalhador recebe o abono do PIS/Pasep entre os meses de janeiro e dezembro.

“Os pagamentos do ano base 2021 ocorrerá no próxikismo calendário ainda a ser definido”, informou, em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência.

Quem trabalhou em 2020, recebe o abono este ano. Quem trabalhar este ano, deve receber em 2024. O Orçamento de 2022 para o pagamento do abono salarial é de R$ 21,82 bilhões e cobrirá cerca de 23 milhões de pessoas.

Para receber o benefício, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos antes do ano-base a qual tem direito ao benefício; ter recebido em média até dois salários mínimos por mês de salário no mês de referência; ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; e a empresa tem de ter enviado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais.

Fonte: Isto é