Polícia

PF deflagra operação para desarticular esquema milionário de contrabando de cigarros no litoral

Foto: Divulgação PFPF deflagra operação para desarticular esquema milionário de contrabando de cigarros no litoral
PF deflagra operação para desarticular esquema milionário de contrabando de cigarros no litoral

Um barco carregado de cigarros que encalhou em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, em agosto, levou a Polícia Federal a deflagrar operação La Playa nesta quinta-feira (01). Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Parnaíba para desarticular um sofisticado e milionário esquema de transporte e distribuição de contrabando de cigarros e outros produtos de origem estrangeira comercializados ilegalmente no litoral norte.

O barco encalhado em agosto transportava  mais de 110 mil pacotes, cada um com 20 maços de cigarro. O valor total do carregamento foi avaliado em R$ 5 milhões.

"As investigações são decorrentes da apreensão de embarcação que encalhou recentemente em área praiana do município de Cajueiro da Praia, a partir da qual se iniciaram diligências para identificar destinatários e operadores logísticos do esquema. O material arrecadado na cabine do comandante da embarcação indica participação de outras pessoas e sofisticado esquema de transporte e distribuição", informou a Polícia Federal por meio de nota.

Os investigados podem responder contrabando e organização criminosa. Ao todo, 30 policiais federais cumprem as ordens judiciais. 

A operação foi denominada “La Playa” em referência ao local do encalhe da embarcação e possível origem de parte do cigarro contrabandeado.

Fonte: Cidade Verde