Saúde

Ômicron: pacientes relatam mais um sintoma da nova variante

Foto: PixabayPacientes do Reino Unido têm relatado quadros de diarreia após a infecção com a variante Ômicron
Pacientes do Reino Unido têm relatado quadros de diarreia após a infecção com a variante Ômicron

De maneira geral, a variante Ômicron do SARS-CoV-2 apresenta os mesmos sintomas das cepas anteriores em quadros mais leves, no entanto, pacientes do Reino Unido têm relatado quadros de diarreia após a infecção com a variante.

De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, cerca de 20% dos infectados podem ter diarreia. Vale lembrar que é importante avaliar os sintomas como um todo e não de forma individual.

Ainda segundo a universidade, os pacientes devem procurar auxílio médico nos seguintes casos: a diarreia persistir durante dois dias; muita sede, boca ou pele secas; pouca ou nenhuma urina; sangue nas fezes; dor abdominal ou retal severa; e febre superior a 39º.

Em entrevista ao Business Insider, Claire Steves, cientista envolvida no Estudo de Sintomas Zoe Covid, disse que os sintomas mais relatados do Ômicron são mais parecidos com um resfriado, especialmente em pessoas que foram vacinadas.

O estudo usa um aplicativo de smartphone para registrar como as pessoas estão se sentindo todos os dias em todo o Reino Unido. Ele oferece uma visão abrangente de como os sintomas da Covid-19 mudaram ao longo da pandemia.

Coriza, dor de cabeça, fadiga, espirros e dor de garganta foram os cinco principais sintomas entre as pessoas no Reino Unido que registraram um teste positivo para Covid nas últimas semanas. Enquanto isso, 44% das pessoas nesse grupo relataram tosse persistente e 29% relataram febre. A perda de paladar ou olfato era ainda menos comum.

Fonte: Isto é Dinheiro