Oeiras (PI)

Oeiras, a eterna capital do Piauí

HISTÓRIA DA CIDADE

Oeiras tem origem numa capela fundada em 1695 e dedicada a Nossa Senhora da Vitória. O povoado foi elevado a vila e sede de concelho em 1712. Tornou-se capital do Piauí em 1759, sendo elevada a cidade em 1761. Foi capital até 1851.
Oeiras é uma das cidades mais religiosas do Estado, onde ocorre uma densa manifestação religiosa.
Oeiras foi a primeira capital do Piauí. Existem duas versões para o aparecimento da cidade: a primeira é que ela teria surgido de um povoado de índios domesticados, fundado por Julião Afonso Serra, em 1676 e a segunda afirma que Domingos Afonso Mafrense estabeleceu na localidade uma fazenda de gado chamada Cabrobó. Oeiras é a cidade mais antiga do Estado e possui um conjunto de prédios considerados obras de arte. Destaque para a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. A vegetação é de campo cerrado, caatinga arbórea, caatinga arbustiva e em menor proporção, cerradão. Os rios Canindé e Itaim são os principais recursos hídricos da cidade.

Significado do Nome

 Aniversário da Cidade

  CARACTERÍSTICAS

Oeiras é um município da Microrregião de Picos, no estado do Piauí. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sua população em 2003 era de 34.538 habitantes. Sua extensão territorial é de 2720 km², o que lhe confere a densidade demográfica de 12,7 hab/km². Oeiras é também conhecida como A terra do já teve a alusão ao que já foi e o que já teve no passado, a última a entrar nesse contexto foi a água, que de tão boa todos diziam - quem bebe da água de Oeiras ou fica na cidade ou retornará logo-logo. - hoje não é mais como antes.

Clima

 Temperatura Média

 0 COMO CHEGAR

Localização

Tropical semi-árido

Limites

 

Acesso Rodoviário

 Distâncias

227 km da Capital

0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

O Pé de Deus

A Casa da Pólvora

O Museu mais antigo do Piauí

A Catedral de Nossa Senhora da Vitória

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário

O Café Oeiras (fechado)

Cine-Teatro (abandonado)

Os inúmeros Casarios coloniais, ruas estreitas de paralelepípedos e Praças com fontes luminosas (que não funcionam mais).

Morro do Leme

Onde se ergueu uma estátua em homenagem a Nossa Senhora da Vitória, à qual se chega através de uma enorme escadaria.

Morro da Cruz

Que teve a cruz, de pedras sobrepostas há mais 100 anos não se sabe por quem nem pra quê, deu nome ao morro destruída por vándalos, e construída outra de concreto bem maior e em local diferente, que permite visão privilegiada da cidade.

 0 EVENTOS

- Capital da Fé - Oeiras é um ponto de peregrinação de fiéis em diversas datas religiosas. A tradicional Semana Santa, maior festa religiosa da região, atrai pessoas de várias regiões do Piauí, provendo um espetáculo ímpar de fé e religiosidade popular. A Procissão de Bom Jesus do Passos, a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz, são uns dos mais significativos eventos da Primeira Capital. Sem contar na Expressões Culturais de seu Folclore e Cultura, destando-se os Congos do Rosário, tido como uma das mais belas expressões Afro-Brasileiras.

 Agosto

12 - Nossa Senhora da Conceição e a Semana Santa, talvez a mais movimentada do Piauí, que inclui Procissões como a do Domingo de Ramos, do Fogaréu (quinta-feira) e do Senhor Morto (sexta-feira da Paixão).

15 - Festas da Padroeira Nossa Senhora da Vitória

 0 Informações Úteis

 Prefeitura Municipal de Oeiras.

  (89) 3462-2842 / 2450

Créditos

Informações e fotos: Sra. Eliane Praça

Sites: www.cnm.org.br

www.municipionline.com.br

www.wikipedia.org.br

www.flickr.com.br
 

Fonte: ferias.tur.br