Meio Ambiente

Oceano Atlântico enfrenta sua década mais quente em 3 milênios

Foto: PexelsEfeito de aquecimento nos oceanos pode estar relacionado com aquecimento global.
Efeito de aquecimento nos oceanos pode estar relacionado com aquecimento global.

Recentes estudos feitos em camadas de sedimentos no Ártico Canadense indicam que o Oceano Atlântico teve sua década mais quente em 2,9 mil anos. A pesquisa foi publicada pela Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e conduzida pela Universidade de Massachusetts Amherst em parceria com a Universidade do Quebec.

A análise dos materiais encontrados em um lago na Ilha Ellesmere apontou uma trajetória de variação bastante regular da temperatura do Oceano Atlântico durante quase 3 mil anos. Foi observado um abrupto aumento na velocidade de aquecimento das águas na última década, cerca de 13% acima do esperado.

Esse efeito pode causar a aceleração do derretimento das calotas polares, elevando o nível dos oceanos e aproximando a humanidade do chamado ponto sem retorno, quando as mudanças climáticas afetarão o planeta de maneira irreversível, desencadeando consequências ambientais em uma grande cadeia de eventos ou desastres naturais.

Embora o grupo de pesquisadores responsáveis pelo estudo não tenha como foco descobrir a causa do aumento nas temperaturas, outros estudos, como o publicado na revista Science Advances, apontam o aquecimento global e os altos níveis de Dióxido de carbono (CO2) como principais responsáveis pelo fenômeno.

Algumas mudanças causadas por esse efeito já são presenciadas atualmente, como o aumento de tempestades, tornados e furacões, queimadas e longos períodos de seca. Caso piorem, esses fatos podem levar a consequências ainda mais sérias, como a extinção em massa de diversas espécies da fauna e da flora.

Fonte: TecMundo