Teresina (PI)

Obra de acessibilidade na Rua Álvaro Mendes está em fase de conclusão

Foto: Ascom / Sdu Centro NorteObra de acessibilidade na Rua Álvaro Mendes está em fase de conclusão
Obra de acessibilidade na Rua Álvaro Mendes está em fase de conclusão

Após 30 dias do início das obras de acessibilidade nas ruas do Centro, a primeira etapa, na Rua Álvaro Mendes, trecho entre a Rua João Cabral e Avenida Maranhão, está em fase de conclusão. Está liberada a circulação de pedestres no trecho da Avenida Maranhão próximo ao Sesc.

A obra, que está requalificando oito vias na área central da cidade, tem previsão de conclusão de 12 meses e está orçada no valor de R$ 2.287.970,77 via CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). O projeto vai contemplar as ruas Álvaro Mendes, Senador Teodoro Pacheco, Paissandu, Rui Barbosa, Firmino Pires, Riachuelo, João Cabral e seus cruzamentos com a Avenida Maranhão.

Será feita uma revitalização total de acessibilidade, com adequação das calçadas, passeios e rampas; novas pavimentações, através da manutenção do asfalto e novos pisos intertravados; paisagismo; travessias elevadas; novas placas de sinalização, bancos, lixeiras e iluminação.

O superintendente executivo da SDU Centro/Norte, Márcio Sampaio, explica que, a partir de agora, a obra vai avançar para as demais ruas do Centro. “Vamos nos reunir com o responsável pela obra para que possamos elaborar um calendário das etapas seguintes. A nossa ideia é que tudo seja feito dentro dos prazos previstos para que interfira o mínimo possível no funcionamento do comércio na área central”, enfatiza.

O projeto tem como base o “traffic calming”, que envolve estratégias urbanísticas que criam espaços de circulação mais seguros. “Esse tipo de via é ideal para espaços com grande circulação de pessoas. A intenção é proporcionar uma locomoção mais segura através de recursos como rampas, travessias elevadas e novas sinalizações”, explica Márcio.

A meta é transformar a área em um espaço com total acessibilidade, onde o pedestre seja o protagonista.  “As calçadas estão passando por uma requalificação ganhando piso tátil, que vão garantir acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, por exemplo”, informa o superintendente executivo.

Outras ruas do Centro também vão receber melhorias na acessibilidade, como é o caso das ruas Coelho Rodrigues e Simplício Mendes. Essas, especificamente, serão objeto de uma nova licitação que acontecerá nesta quinta-feira (9).

Nas ruas Paissandu e Senador Teodoro Pacheco serão implantadas ciclofaixas, mas sem interferir nos espaços para estacionamentos das vias. “Criaremos um espaço para a circulação dos ciclistas, assim beneficiando mais um modal além dos que já são contemplados na área central da cidade, mas é preciso deixar claro que os estacionamentos em um lado da via serão preservados”, acrescenta Márcio.

A Rua Álvaro Mendes terá uma pavimentação especial para facilitar o fluxo dos pedestres. “Nos cruzamentos ao longo da rua teremos travessias elevadas, semelhantes às que já existem no cruzamento das ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes, para proporcionar mais segurança para travessia dos pedestres”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Teresina