Entretenimento

O maior erro de Darth Vader em Star Wars incomoda os fãs há 45 anos

Foto: ReproduçãoO maior erro de Darth Vader em Star Wars incomoda os fãs há 45 anos
O maior erro de Darth Vader em Star Wars incomoda os fãs há 45 anos

O criador de Star Wars, George Lucas, criou uma estranha inconsistência na saga. O primeiro filme, lançado em 1977, foi um sucesso, obviamente. Já o sucessor, O Império Contra-Ataca, deixou os fãs intrigados por mais de 40 anos, devido a algumas cenas envolvendo Leia (Carrie Fisher) e seu pai Darth Vader (David Prowse /James Earl Jones).

George Lucas é responsável por um dos maiores erros de Star Wars

Como visto mais tarde na trilogia original, Darth Vader não tem problemas em reconhecer Luke Skywalker como seu filho através da Força. Isso não se aplica à filha Leia. No início de Star Wars, ele embarca em seu navio, mata seus homens e encontra com ela. No entanto, o antagonista não sabe que ela é sua filha. Tal erro não pode ser realmente cometido por um poderoso Lorde Sith como ele.

Essa inconsistência se deve ao processo criativo de George Lucas. Na época do primeiro Star Wars, ele realmente queria fazer de Luke (Mark Hamill), Leia e Han (Harrison Ford) um triângulo amoroso romântico. Mais tarde, no entanto, os planos mudaram, mas o erro do reconhecimento de Darth Vader se manteve.

Os fãs de Star Wars tentam explicar o acidente há 45 anos. Em Star Wars: Estrela da Morte, por exemplo, a força de vontade de Leia impede Darth Vader de perceber isso. Mas quem sabe? Talvez ele simplesmente não tenha deixado transparecer.

Apesar disso, Star Wars é um dos maiores tesouros da cultura pop

Quando o primeiro Guerra nas Estrelas chegou aos cinemas norte-americanos em 1977, ninguém imaginava que a saga espacial se tornaria um fenômeno mundial. Na ocasião, (quase) nenhum cinema queria exibir a produção dirigida por George Lucas. Mas eventualmente o filme estrelado por Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford teve um sucesso estrondoso nas bilheterias — e fez até mesmo Steven Spielberg ficar rico através de uma aposta.

A franquia já teve dois retornos marcantes às telas de cinema: em 1999 com A Ameaça Fantasma e em 2015 com O Despertar da Força. Comprada pela Disney em 2012, Guerra nas Estrelas possui três trilogias de filmes (que podem ser assistidas em diversas ordens), séries animadas, dois spin-offs nos cinemas e séries em live-action no Disney+, além de parques temáticos e videogames.

A saga gerou a ideia de mercadorias temáticas (incluindo alguns produtos bizarros), inspirou outras franquias do cinema e ganhou até mesmo um dia próprio: o Star Wars Day, comemorado em 4 de maio — em inglês, "May the 4th" é um trocadilho com "May the Force be with you" ("Que a Força esteja com você", na tradução). 

Fonte: Adoro Cinema