Política

No Piauí, mais de 70 mil eleitores já baixaram o e-Título

Foto: Roberta Aline / Cidade VerdeNo Piauí, mais de 70 mil eleitores já baixaram o e-Título
No Piauí, mais de 70 mil eleitores já baixaram o e-Título

Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o aplicativo se tornou um grande aliado do eleitor, facilitando a utilização de diversos serviços prestados pela Justiça Eleitoral, agora realizados de forma mais rápida, prática e segura. O e-Título substitui o título eleitoral e dispensa a impressão de uma segunda via. Em novembro, o aplicativo da Justiça Eleitoral se tornou o documento digital mais baixado do país.

A versão atualizada do e-Título registrou mais de 74 mil downloads no Piauí até essa segunda-feira (09), segundo dados do Relatório de Emissão de e-Título. Desse total, 69.366 pessoas possuem identificação biométrica e apenas 4.226 não possuem. A partir da última atualização, o app passou a mostrar a foto do eleitor, permitindo que o cidadão apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. No entanto, tal funcionalidade está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico.

Com a nova versão do aplicativo, o eleitor poderá justificar sua ausência, caso esteja fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito. Além da via digital do título de eleitor e da apresentação de justificativa eleitoral, o aplicativo ainda permite a emissão de certidão de quitação eleitoral e de certidão de crimes eleitorais, a consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas por ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a consulta ao local de votação e a inscrição como mesário voluntário.

A meta da Justiça Eleitoral é transformar o e-Título numa central de prestação de serviços por dispositivos móveis. A expectativa é que a maior parte do atendimento realizado pelos cartórios eleitorais seja feito por dispositivo móvel, inclusive com a possibilidade de digitalizar e enviar documentos necessários para serviços como alistamento, transferência e revisão eleitoral.

Como baixar o e-Título

O aplicativo da Justiça Eleitoral é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos para celular Play Store e App Store. Ao acessar a loja, basta digitar na busca ‘e-Título’. Ao encontrar o aplicativo oficial, clique para fazer download e, em seguida, a instalação. Após baixar o aplicativo, o eleitor faz um cadastro informando dados pessoais, número do seu título eleitoral ou CPF, nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento. Depois é criada uma senha de acesso.

Fonte: Cidade Verde