Cultura

No Piauí, atriz Solange Couto faz convite para a Paixão de Cristo de Floriano

Uma grande estrutura está sendo preparada para a Paixão de Cristo 2018 no município de Floriano, Sul do Piauí, que promete emocionar os milhares de expectadores que comparecerem ao segundo maior teatro a céu aberto do Brasil. O espetáculo vai contar também com um grande elenco, que dará vida aos personagens de um dos fatos históricos mais importantes do mundo cristão. Uma das atrizes participantes é Solange Couto, a carioca que deu vida a eterna Dona Jura, na novela O Clone, da Rede Globo, que interpretará Herodias. Ela esteve no 180 para falar sobre esse desafio.

"É uma grande experiência, uma experiência nova, uma responsabilidade muito grande, que está me exigindo estudo, integração com essa personagem, Herodias", diz ela, que afirmou ao portal que é a primeira vez que vai encenar a Paixão de Cristo e tem se dedicado a apresentar o melhor aos presentes no evento em Floriano.

    Foto: Maelson Ventura

GRANDE ELENCO
Além de Solange Couto, participam da encenação Carlos Vereza (Herodes), Zezé Motta (Maria, mãe de Jesus) e Felipe Simas (Pilatos). Além deles, 350 atores locais darão vida aos personagens que irão compor o elenco. Realizada na cidade de Floriano desde 1996, o evento conta com 20 cenas, sistema de som e luz profissionais, no Teatro Cidade Cenográfica, um espaço de 45 mil metros quadrados, construídos especialmente para a encenação. O evento acontecerá dias 30 e 31 de março, às 20h, no Teatro Cidade Cenográfica.

"Eu quero muito convidar todos vocês, nós estamos mais que nunca, neste momento das nossas vidas, do nosso país, precisando de amor, o amor maior é Deus, é Jesus, é a história dele, o filho que Deus nos enviou para nos salvar e nos perdoar. Venham conosco assistir a Paixão de Cristo em Floriano, será um grande trabalho, um grande evento, uma grande produção, que gerará em cada um de nós o sentimento e o conhecimento de estarmos perto da história de Jesus, o filho de Deus", concluiu Solange. Em breve confira a entrevista completa e reveladora da atriz ao 180.

Edson Oliveira vai interpretar Jesus
Edson Oliveira vai interpretar Jesus    Foto: Maelson Ventura

Edson Oliveira tem 18 anos e pelo segundo ano vai interpretar Jesus na Paixão de Cristo de Floriano. Bastante jovem, isso não foi empecilho para encarar a importância da atribuição. "Jesus morreu com 33 anos, de acordo com as escrituras, eu ter 18 anos e interpretar um cara de tamanha importância na nossa vida, acho que me sinto numa responsabilidade muito grande, de estar levando essa mensagem. Tenho que ter certa maturidade para receber este personagem", afirma.

"Quero convidar todo mundo a participar da Paixão de Cristo de Floriano, a maior encenação de fé e arte do nosso estado. Semana Santa é o momento de nos conectarmos a Jesus, eu acho que no momento atual, há uma necessidade de uma reciclagem em prol de uma didática próxima do povo, para nos conectarmos mais com Deus", concluiu o jovem.

    Grupo Escalet

A CIDADE CENOGRÁFICA
O Teatro Cidade Cenográfica possui em sua estrutura natural com sete cenários para as cenas do Batismo, Tentação, Sermão da Montanha, Milagres, Crucificação e Ressurreição, e quatro construídos para as cenas de Pilatos, Caifás, Herodes e Ceia. Tudo rodeado por uma muralha que chega a sete metros de altura e 800 metros linear. Uma Jerusalém em meio ao sertão nordestino.

A encenação tem início no Batismo de Jesus, avança pela Tentação, Sermão da Montanha e Milagres, retratando de modo fiel a vida pública do maior homem que veio ao Mundo. No segundo ato, os imperadores, governadores e demais líderes religiosos da época conspiram contra aquele que veio trazer a luz ao mundo, implantar o Reino de Deus na Terra, segundo os livros dos quatros evangelistas encontrados no Novo Testamento, para então culminar com sua morte e ressurreição.

    Grupo Escalet

O Grupo Escalet é o responsável pela encenação e todos os anos traz para a apresentação atores conhecidos nacionalmente. O evento acontecerá dias 30 e 31 de março, às 20h, no Teatro Cidade Cenográfica.

Fonte: 180 graus