Turismo

National Geographic divulga as melhores fotos de 2016

Categoria: Ação

1º lugar da categoria e Grande Prêmio do ano: A corrida das sardinhas

Essa imagem foi a melhor do ano, pela National Geographic, e foi feita durante a migração das sardinhas em sua passagem pela costa da África do Sul. É possível ver os golfinhos aplicando sua tática de caça de separar os cardumes e também os atobás-do-cabo mergulhando para fazer a sua refeição.

2º lugar: Aproximação

Um tornado de categoria EF2 foi registrado se aproximando de uma casa na cidade de Wray, no Colorado (EUA). Felizmente, ninguém se feriu durante sua passagem.

3º lugar: Mudança na sorte da garça-branca-grande

Em 1921, existiam apenas 31 pares da garça-branca-grande na Hungria. Ameaçada de extinção, a ave passou por um forte esquema de proteção e hoje já conta com mais de 3 mil pares prontos para o acasalamento.

Menção honrosa: Banquete da medusa

A imagem, feita na Austrália, mostra duas tartarugas-verdes comendo uma água-viva. Os tentáculos da presa já foram devorados pelos animais cascudos.

***

Categoria: Questão Ambiental

1º lugar: Vida e morte

A foto deste urso polar morto foi feita em Svalbard, um território norueguês localizado bem ao norte do planeta. Não se sabe exatamente se o animal morreu de fome ou velhice, mas dadas as condições do terreno (sem gelo) e dos dentes (saudáveis), acredita-se que tenha sido a primeira opção.

2º lugar: A visão de fora do escritório do Facebook

Nesta imagem, é possível ver as zonas úmidas da baía de São Francisco, nos Estados Unidos, que foram transformadas em salinas. Na foto, especificamente, é possível ver as diferentes tonalidades da água, resultado da salinidade. Ela foi feita bem perto de onde fica o quartel-general do Facebook.

3º lugar: Vaidade tóxica

A imagem ampliada mostra partículas de plástico dos delineadores, que infestam os oceanos do planeta. Cada vez que você lava o rosto, depois de usar o produto, essas micropartículas percorrem um longo caminho até os mares.

Menção honrosa: Fogo na praia

A foto foi feita na praia de Son Serra, na ilha de Mallorca, e mostra uma mulher observando um incêndio se aproximando da praia. Um avião joga água na tentativa de apagar o fogo.

Menção honrosa: Flores americanas

Em 1947, os Estados Unidos abandonaram uma base da Força Aérea na Groenlândia. Além de vários veículos e estruturas de amianto, cerca de 10 mil barris de combustível de aviação ficam expostos às condições climáticas por décadas.

Menção honrosa: Sem neve, sem gelo?

Um urso solitário foi fotografado na borda de uma das ilhas Barter, no Alasca. Na época em que a foto foi feita, era para toda a paisagem ainda estar repleta de neve.

***

Categoria: Retratos de Animais

1º lugar: Arrastando-o para as profundezas da floresta

O fotógrafo revela que caminhava por uma floresta serena quando avistou essa cobra de cerca de 20 centímetros agarrada ao galho de uma videira, encarando-o com tranquilidade.

2º lugar: Mamãe orgulhosa

Filhotes de tucanaré ficam em torno da mãe para se protegerem dos predadores. Apesar de ser nativo da América do Sul, esse peixe foi introduzido no sul da Flórida, onde a foto foi feita, como forma de combater a tilápia-do-nilo, que também não é uma espécie nativa da região.

3º lugar: Amizades não ligam para cor

Na natureza, é bastante difícil fotografar um par de louva-a-deus no mesmo galho. Por isso, este retrato que mostra dois animais em uma aparente dança merece entrar para os melhores do ano.

Menção honrosa: Papagaio-do-mar

Esta imagem foi feita na ilha de Skomer, no País de Gales, e mostra um papagaio-do-mar descansando na chuva. Essa ilha é habitada, por isso esses animais se acostumaram com a presença humana.

Menção honrosa: Corvo perseguindo coruja

A foto mostra o momento em que um corvo resolveu afastar uma coruja de seu território.

***

Categoria: Paisagens

1º lugar: Luta pela vida

Na floresta Leuvenumse, na Holanda, as chuvas de outono alagam algumas regiões, fazendo com que certas espécies lutem para sobreviver. É o caso dessa faia, que emerge da água e foi lindamente fotografada.

2º lugar: Ringue selvagem

Os primeiros dias de inverno congelaram esse lago no Parque Nacional de San Martino, na Itália. Além disso, a neve acumulada e o movimento das nuvens deram um tchan a mais à imagem.

3º lugar: Tempestade pacífica

Uma imensa nuvem de tempestade sobre o oceano Pacífico foi registrada em seu caminho rumo à América do Sul.

Menção honrosa: Meteoro verde

A foto foi capturada durante 15 segundos na Índia e mostra um meteoro que produziu uma cor esverdeada ao entrar na atmosfera terrestre.

***

Qual é a sua foto favorita desta seleção?

Fonte: National Geographic