Geral

NASA salva Hubble e telescópio volta a coletar dados espaciais

Foto: Reprodução / NASA / Smithsonian Institution / Lockheed CorporationNASA salva Hubble e telescópio volta a coletar dados espaciais
NASA salva Hubble e telescópio volta a coletar dados espaciais

O Hubble finalmente voltou a coletar dados espaciais. A Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou, no último sábado (17), que salvou o instrumento e que o satélite se encontra totalmente funcional. Além disso, a agência realizará as primeiras análises desde que o dispositivo começou a apresentar problemas em 13 de junho, há mais de um mês, quando entrou em modo de segurança.

De acordo com a instituição, podemos esperar muito mais do telescópio, que, com pelo menos 31 anos de história, acumula 1,5 milhão de observações do Universo, e ainda deve permanecer ativo por um bom tempo. Até hoje, foram publicados mais de 18 mil artigos científicos baseados nas informações que levantou.

"Hubble é um ícone que nos fornece uma perspectiva incrível do cosmos há três décadas. Estou orgulhoso das equipes por trás do dispositivo, de membros atuais a ex-alunos, que ofereceram seu apoio e sua experiência à missão. Graças a essa dedicação e a esse trabalho atencioso, o equipamento continuará a construir seu legado, ampliando nossos horizontes com sua visão do Universo", destacou Bill Nelson, administrador da agência.

Haja sufoco!

Aqui no TecMundo, você pôde acompanhar parte da saga da recuperação do Hubble. Idas e vindas marcaram as últimas semanas, e chegou-se a cogitar que o exemplar não teria salvação. Felizmente, na última sexta-feira (16), reparos bem-sucedidos o colocaram novamente no ar.

Após mais alguns ajustes, chegou o momento da reativação dos instrumentos científicos ligados ao backup do computador de carga útil que entrou em cena, substituto da máquina original que deixou de funcionar. O procedimento levaria pouco mais de um dia e, segundo a NASA, trouxe os resultados esperados – um alívio e tanto para profissionais da entidade e amantes de astronomia espalhados pelo globo.

Fonte: NASA