Entretenimento

"Me senti insultada", diz atriz de Harry Potter que não voltou à saga depois de A Pedra Filosofal

Foto: Fornecido por Adorocinema
"Me senti insultada", diz atriz de Harry Potter que não voltou à saga depois de A Pedra Filosofal

Harry Potter é uma das franquias de cinema mais famosas dos dias de hoje. Adaptação dos livros escritos por J.K. Rowling — que, aliás, continua se envolvendo em polêmica —, a saga composta por oito longas-metragens arrecadou mais de sete bilhões de dólares em todo o mundo, configurando grandes lucros para os cofres dos produtores. E se em 2021 tivemos o 20º aniversário da estreia de Harry Potter e a Pedra Filosofal, com ele, lembramos também que nem só de alegria vive a franquia.

Você se lembra da professora de voo, Madame Hooch? Pois bem, vivida pela atriz Zoë Wanamaker, a personagem foi a grande responsável por um dos momentos mais icônicos de Harry, Rony e Hermione em Hogwarts: o primeiro voo em uma vassoura. Encarregada também do Quadribol, Hooch proporcionou o sonho de milhões de fãs mundo afora, porém, na visão da atriz, essa experiência não foi tão boa assim, impedindo-a de retornar para os filmes posteriores.

Em 2001, o Telegraph publicou uma entrevista em que Wanamaker descreveu seu tempo na franquia como "terrível", tecendo duras críticas à produção.

“Alguns atores assinaram contrato para três filmes, mas o dinheiro era tão pouco que me senti insultada e só assinei para um. Se eles me quisessem para uma sequência, teriam que aumentar seus valores”, contou a atriz.

Além de discordar do salário, ela também lamentou não ter recebido royalties pelo merchandising envolvido na saga. Apesar de tudo, em 2018, a atriz cedeu sua imagem, junto de outros atores da franquia, para o jogo de celular Harry Potter: Hogwarts Mystery.

Vale ressaltar que no dia 1º de janeiro deste ano, estreou, na HBO Max, o especial Harry Potter - 20 Anos de Magia: De Volta a Hogwarts, evento em que os atores da saga se reuniram para contar sobre suas experiências durante os anos de longa. Além de J.K. Rowling, que não foi convidada, Wanamaker foi outra que esteve ausente.

Ao contrário de Zoë, o ator Richard Harris, que interpretou Alvo Dumbledore em Pedra Filosofal e Câmara Secreta, pareceu chegar a um acordo com a Warner em relação aos honorários de seu contrato. Nas palavras de Harris: "Eu neguei [o contrato] e eles continuaram a me oferecer o papel. Quanto mais eu recusava, mais dinheiro eles me ofereciam."

Após a morte do astro, em outubro de 2002, Michael Gambon passou a viver o respeitado diretor de Hogwarts nos longas restantes, também sem reclamar da quantia acordada.

Ator de Harry Potter está na série do Pacificador e poucos reconheceram: Fazia personagem odiado na saga

Fonte: Adoro Cinema