Geral

Maternidade Evangelina Rosa passará a atender casos de média e alta complexidade

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, a partir deste dia primeiro de Junho, passará a atender pacientes gestantes com o perfil estratificado de médio e alto risco. A decisão foi em portaria assinada pelo Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto. A determinação levou em conta o perfil que a maternidade apresenta para o sistema de saúde do estado do Piauí, sendo unidade de referência para atendimento de gestantes de alto risco, e que uma superlotação na unidade ocasionada pela chegada de pacientes não regulados pela rede estadual de regulação pode levar prejuízo para o atendimento de casos de média e alta complexidade atendidos pela unidade.

As áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com a equipe da maternidade Evangelina Rosa e a parceiria do municipio de Teresina elaboraram um plano de trabalho para ser executado deste dia primeiro de junho até o dia primeiro de agosto. Até o dia primeiro de agosto a maternidade continuará acolhendo, orientando e  referenciando as gestantes que procurarem a maternidade por demanda espontânea. 

Além de melhorar a qualidade do atendimento dos casos de alta e média complexidade que chegarem até a maternidade, a medida também ajuda a reforçar o papel dos municípios em qualificar suas ações do pré-natal, os pontos de atenção e referenciamento de pacientes de acordo com o que é preconizado no processo de regulação estadual.

Jefferson Campelo, superintende de Organização do Sistema de Saúde da Sesapi, destaca os beneficios que a medida leva para o atendimento das gestantes piauienses. “Esse é um trabalho de reorganização da rede de acesso as gestantes no Piauí. Esse processo vai otimizar o atendimento das gestantes não somente na maternidade evangelina rosa como no entorno da região entre rios. Queremos um atendimento mais humanizado em toda a região entre rios, iremos hierarquizar a rede, atendendo um fluxo das gestantes da forma mais adequada”, explica o superintendente.

A diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Joselma Oliveira, destaca que a meta dos trabalhos é fazer com que a Maiternidade Evangelina Rosa funcione dentro do seu perfil de atendimento de média e alta complexidade de gestantes de alto risco.

“O estado vem fazendo um trabalho de preparação de todas as unidades que trabalham com o atendimento de gestantes no entorno das regiões Entre Rios e  Cocais, preparando maternidades e hospitais que realizam partos, capacitando profissionais e garantindo equipamentos. Dessa forma, garantimos um atendimento adequado para as pacientes em diversas unidades, evitando transferências que não se enquadrem no perfil da MDER ”, explica Joselma Oliveira.

Fonte: Cidade Verde]