Cultura

'Maria da Inglaterra em quadrinhos' será lançado em show beneficente

 

 Foto: Divulgação

 

 

Artistas damúsica piauiense como Lázaro do Piauí, Soraya Castelo Branco, Gonzaga Lu, dentre outros se apresentarão durante o lançamento. Venda do livro será doada para Maria da Inglaterra

 

Uma entrevista da cantora piauiense Maria da Inglaterra, publicada em 2002, no jornal Correio Corisco é o tema do livro "Maria da Inglaterra em quadrinhos", que será lançada, nesta quinta-feira, (19/04), no restaurante Baião de Dois. Vários artistas da música piauiense irão se apresentar e realizar um show com entrada gratuita em prol da artista, patrimônio vivo da cultura do nosso Estado.

    Foto: Luciano Klauss

A ideia do livro partiu do professor Wilson Seraine, “Comprei um livro em quadrinhos de Jackson do Pandeiro, e vi que tinha outras publicações no mesmo estilo de grandes nomes da cultura paraibana, como Ariano Suassuna, João Pessoas, Augusto dos Anjos, então pensei porque não fazer também dos piauienses?. Procurei o Cineas Santos, mostrei o projeto e a partir daí a história passou a ser contada”.

"Maria da Inglaterra em quadrinhos" é o primeiro, da coleção “Gente Querida”, que irá trazer outros nomes importantes da cultura piauiense. 

Com ilustrações e diagramação do cartunista Jota A, a publicação teve tiragem de mil exemplares, e sua venda será revertida em prol da cantora. No lançamento, os cantores Gonzaga Lu, Zé Roraima, Soraya Castelo Branco, Edvaldo Nascimento, Júlio Medeiros, Geraldo Brito, Lázaro do Piauí, Wagner Ribeiro e as bandas As Fulô do Sertão e  Caju Pinga Fogo cantarão músicas da compositora. Maria da Inglaterra também estará presente e fará uma participação especial.

Com 78 anos, Maria da Inglaterra mora na periferia de Teresina, enfrenta muitos problemas de saúde e vive com a ajuda dos filhos e de alguns amigos. Compositora de mais de 2 mil músicas, mesmo sem saber ler e escrever, lançou seu primeiro CD em 2002, “O Peru Rodou”. 

Duas das músicas desse disco foram parar no CD do projeto Rumos do Itaú Cultural, uma coletânea de músicas de 50 artistas populares brasileiros. O seu segundo disco “Alegria de Viver” lançado em 2009 e que teve apoio da lei de incentivo à cultura A. Tito Filho. Neste disco se destaca a música “Baião do Cajueiro”, “Pancada da Ponte” e “Piripiri”.

    Foto: Luciano Klauss

O estilo adotado para o disco foi bem variado indo do xote ao samba, recebe um apoio dos músicos Júlio Medeiros (baixo), Geraldo Brito (violão), Anderson Nóbrega (violão) e Jeová (zabumba). Com a participação de Lázaro do Piauí e de João Claudio Moreno. Desses discos as músicas: “O Peru Rodou”, “Saudade”, “Baião do Cajueiro”, “Pesquisação”, “Mariazinha”, “Moreninha Atrasada”, “São João do Coração” dentre outras fizeram parte dos seus shows consagrando a artista.

Fonte: 180 graus