Eleições

Mais de 5 mil policiais militares vão atuar na segurança das eleições 2020

Foto: ReproduçãoMais de 5 mil policiais militares vão atuar na segurança das eleições 2020
Mais de 5 mil policiais militares vão atuar na segurança das eleições 2020

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, informou nesta quarta-feira (16) que 5.266 policiais militares serão escalados para atuar na segurança das Eleições Municipais 2020 no estado. Esse efetivo será distribuído em todos as zonas eleitoras do Piauí, conforme a demanda de cada município.  Haverá pelo menos um policial em cada local de votação. A Polícia Militar também irá disponibilizar um oficial de posto superior para cada zona eleitoral.

"Estamos ajustando o emprego da PM durante a campanha eleitoral e no dia da votação. Outras reuniões serão feitas com os juízes eleitorais de cada zona eleitoral e também com os comandantes regionais da Polícia Militar. Teremos, aqui no Piauí, uma eleição tranquila, como sempre tem sido, exatamente com a PM colaborando com o planejamento do TRE-PI", diz o coronel Lindomar Castilho.

O quantitativo foi apresentado nesta quarta (16) em reunião com os membros do Comitê de Segurança da Eleições Municipais de 2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). As eleições municipais irão ocorrer em 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno) deste ano. A data sofreu alteração devido a pandemia do novo coronavírus. 

Participaram da reunião o presidente do TRE-PI, desembargador José James Gomes Pereira, o diretor geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga; a secretária de Administração, Orçamento e Finanças, Silvani Maia Rezende; o comandante-geral da PM-PI, coronel Lindomar Castilho; o sub-comandante, coronel Sousa Filho; e o coordenador geral de Operações, coronel Rodrigues.

 O presidente do TRE-PI, desembargador José James Gomes Pereira, destacou como positiva a disposição dos órgãos de segurança de trabalharem em sintonia com TRE-PI para o pleno cumprimento do pleito eleitoral.

O TRE-PI ressalta que "com o intuito de traçar medidas de prevenção a crimes eleitores e organizar a logística de segurança que será utilizada no pleito que se aproxima, a Justiça Eleitoral do Piauí promoverá, ao longo das próximas semanas, uma série de encontros para alinhamento da estratégia de segurança para o Piauí durante as Eleições 2020".

TROPAS FEDERAIS 

Até esta quarta-feira (16), o TRE-PI contabiliza que 49 zonas eleitorais solicitaram o reforço das tropas federais para reforçar a segurança no processo eleitoral. O requerimento foi homologado pelo TRE-PI, mas depende de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Cidade Verde