Timon (MA)

Mais de 40 mil jovens de Timon serão beneficiados com a Identidade Jovem

Secretário Nacional da Juventude esteve em Timon para o lançamento do programa

EA9A1938

“Vou poder usar a ID Jovem nas viagens para outros estados, garantido minha meia passagem ida e volta?, “o programa inutiliza a carteira estudantil nacional?”, “só apresentando a ID Jovem consigo garantir meus direitos?”, essas foram algumas das várias perguntas realizadas pelos jovens timonenses, que participaram do Lançamento do ID Jovem, em audiência pública, nesta sexta-feira 01/09, na  Câmara Municipal de Timon.

EA9A1950

A audiência pública contou com a presença do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, que tirou as dúvidas dos jovens e falou do programa que tem a meta de alcançar mais de 15 milhões de jovens em todo brasil. “O ID Jovem busca efetivar a conquista do Estatuto da Juventude, que é a Lei Federal n° 12.952. Os jovens terão acesso a meia entrada, em circos, teatros, cinema, shows, eventos esportivos, passa a viajar de graça em viagens interestaduais, sendo quatro passagens, duas gratuitas e duas com 50% de desconto e os jovens estudantes do Ensino Médio com a ID Jovem terão isenção total na inscrição do Exame Nacional, o Enem, estamos facilitando o acesso aos eventos culturais e ao ensino superior”, explicou o secretário.

EA9A1935

Para adquirir o documento, o jovem deve ter entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e ter cadastrado o Número de Identificação Social (NIS), esse número pode ser obtido no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS mais próximo, através do CadÚnico, Cadastro Único atualizado. Com essas informações o documento pode ser emitido a ID jovem, através do aplicativo “ID Jovem”, que pode ser baixado em qualquer loja de apps gratuitamente. Ou através do site da Caixa Econômica Federal: www.caixa.gov.br, ao acessar é só clicar em programas sociais, logo em seguida aparece ID jovem, próximo passo clicar em emitir e automaticamente o jovem estará participando do programa de vantagens.

menor

“A Prefeitura de Timon, junto a Secretaria de Desenvolvimento Social –Semdes, por meio dos CRAS e a Coordenadoria Municipal de Juventude – Comuj começou a fazer um planejamento desde o início do ano para  mobilizar os jovens de Timon. “Divulgamos bastante o programa, para os jovens participassem  do lançamento oficial, para que hoje fosse um marco e que eles já pudessem emitir suas identidades e participar desse benefícios importantes, tudo isso vai criar oportunidades”, enfatizou Rafael Gomes, coordenador da Comuj.

EA9A1942

EA9A1955

EA9A1952

EA9A1948

EA9A1929

Fonte: Prefeitura de Timon