Maranhão

Lançado no Dia das Crianças, projeto de cinema vai percorrer comunidades de São Luís

A comunidade da região Itaqui-Bacanga ficou deslumbrada com a magia do cinema, nesse sábado (12), durante o lançamento do Projeto Cine IEMA Comunidades. O evento ocorreu às 18h, na Praça Sete Palmeiras, localizada na Rua da Vitória, na Vila Embratel e que, em homenagem ao Dia das Crianças, exibiu curtas-metragens voltados para o público infantil.

“A ideia de levar a sétima arte aos diversos pontos da cidade e democratizar o acesso aos conteúdos audiovisuais tornou-se realidade. Foi lindo ver chegando de todos os cantos crianças, jovens, idosos, casais todos com olhar curioso sobre aquela imensa tela erguida no centro da Praça. A atenção das pessoas aos filmes num lugar de intenso movimento, de carros e suas buzinas, de bares e suas canções parecia anular qualquer outra distração que a praça oferecia”, comemorou o gestor da Escola de Cinema, Josué da Luz.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Escola de Cinema do Maranhão, unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) apresentará o projeto às comunidades maranhenses durante os meses de outubro e novembro, que percorrerá diversos bairros da Região Metropolitana de São Luís.

O projeto é uma parceria entre a Seduc com o Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e conta, na programação, com exibições de filmes que fazem parte do acervo do Festival Guarnicê de Cinema, contento produções maranhenses e nacionais.

Foto: Tyson VianaMoradores da Região Itaqui-Bacanga encantados com a magia da sétima arte
Moradores da Região Itaqui-Bacanga encantados com a magia da sétima arte

O secretário Adjunto de Educação Profissional e Rede Integral da Seduc, André Bello, comemorou o primeiro dia do evento Cine IEMA Comunidades na Vila Embratel e ressaltou que outros eventos do projeto serão desenvolvidos nos bairros de São Luís.

“O projeto foi um grande sucesso. A praça estava lotada de crianças, pais, famílias e isso nos enche de esperança e alegria e nos faz renovar a certeza de que nós estamos no caminho certo, que é da educação, que é da qualificação. Portanto, o Cine IEMA terá ainda muitos e muitos eventos”, destacou o secretário.

No próximo sábado (19), o projeto estará na zona rural de São Luís, no Bairro Mato Grosso. Nos dias 26/10, o evento encantará os moradores da Ilhinha e no dia 09/11, a comunidade do Cohatrac será agraciada com o Cine Comunidades.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão