Geral

Lacen receberá equipamentos e passará por reforma

Foto: SesapiDeputado federal Merlong Solano e diretora Lacen Walterlene Carvalho
Deputado federal Merlong Solano e diretora Lacen Walterlene Carvalho

O deputado federal Merlong Solano e a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), Walterlene Carvalho, estiveram reunidos com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, nessa segunda-feira (19). O motivo da reunião foi o projeto de reforma da estrutura do Lacen.

Florentino Neto recebeu a solicitação para reforma do Lacen, que inclui melhoria das instalações elétricas, reforma do almoxarifado, adequação do dormitório para funcionários, dentre outras intervenções. O secretário enalteceu a atuação dos profissionais do Lacen durante a pandemia e afirmou que o governo do estado não medirá esforços para atender à demanda.

De acordo com a diretora Walterlene Carvalho, o Lacen receberá em breve um equipamento sequenciador do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19. “Esse equipamento permite identificar as variantes do novo coronavírus, mas essa tecnologia requer uma estrutura específica”, explicou.

“É impressionante o trabalho que o Lacen vem desenvolvendo. Sabemos que a testagem é essencial para o planejamento das estratégias para redução de transmissão do vírus. E o Lacen se apropriou dessa missão, tendo alcançado a marca de mais de 41 mil testes em apenas um mês”, destacou o deputado Merlong Solano.

Fonte: Cidade Verde