Teresina (PI)

Laboratório Raul Bacellar realizou mais de 2 milhões de exames em 2019

Foto: Ascom / FMSLaboratório Raul Bacellar realizou mais de 2 milhões de exames em 2019
Laboratório Raul Bacellar realizou mais de 2 milhões de exames em 2019

A Prefeitura de Teresina, através do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar, realizou 2.806.951 exames, de janeiro a dezembro de 2019. Foram 2.236.203 exames de rotina, 240.349 exames de urgência ambulatorial e 290.062 exames de urgência em internados, nas especialidades de bioquímica, hematologia, imuno-hormônios, uroanálise, baciloscopia, citologia e parasitologia.

O laboratório Raul Bacellar realiza uma média de 220 mil exames por mês e atende toda a rede SUS em Teresina, o que inclui 90 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 hospitais, quatro maternidades e três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), entre outros. “Com a modernização, os resultados dos exames solicitados com urgência saem em até 3 horas. Já os de rotina estão disponíveis em até três dias. Qualquer usuário pode acessar o resultado de seu exame por meio do site da Fundação Municipal de Saúde”, diz Evelma Vasconcelos, diretora do Raul Bacellar.

Desde agosto de 2019 o laboratório Raul Bacellar funciona em nova sede, que segue os padrões de biossegurança do Ministério da Saúde, para a realização de exames laboratoriais no Sistema Único de Saúde (SUS). Localizado na Rua Professor Joaquim Gomes s/n, ao lado da Praça Prefeito João Mendes do bairro Saci, zona Sul, o prédio vem para comportar o novo momento de mudança e modernização do laboratório, que nos últimos três anos passou por um processo de automatização e informatização do seu processo de trabalho.

A nova estrutura também vai trazer mais segurança e melhores condições para seus funcionários, como comenta a diretora Evelma Vasconcelos. “Com nossa nova sede poderemos atender ainda melhor a rede, além de nossos profissionais estarem trabalhando em ambiente adequado com todos os Equipamentos de Proteção Individual”, afirma.

Atualmente o Laboratório Raul Bacelar conta com uma equipe de 135 colaboradores nas mais diversas áreas, como administrativa, técnica laboratorial e bioquímica. Nos postos de coleta do Raul Bacelar, todos estão informatizados, imprimindo os resultados na própria unidade, bem como o usuário pode acessar estes resultados em qualquer computador. Para que o paciente visualize seu exame basta acessar o site da FMS, ou ainda o site www.pulsesaude.com.br .

“Quando ele sai da sala de coleta ele recebe um usuário (localizador) e senha para que possa ter acesso ao resultado de seus exames. É fácil e rápido e faz com que o paciente não precise ir à unidade de saúde várias vezes ver se seus exames estão prontos. O paciente ainda pode imprimir o resultado, de casa, ou na própria unidade de saúde”, finaliza a diretora do Raul Bacellar.

Fonte: Prefeitura de Teresina