Política

Juristas protocolam pedido para que MPF investigue ganhos de Moro com consultoria

Foto: Reprodução/ InstagramJuristas protocolam pedido para que MPF investigue ganhos de Moro com consultoria
Juristas protocolam pedido para que MPF investigue ganhos de Moro com consultoria

Na terça-feira (25), a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para que os ganhos do ex-juiz Sergio Moro com a consultoria norte-americana Alvarez & Marsal (A & M) sejam investigados. Segundo a ABJD, houve conflito de interesse na contratação. As informações são do O Globo.

Na representação, a entidade solicita que sejam investigadas as relações, as condições e os valores da contratação de Sergio Moro.

No ato levado para o MPF, a ABJD destacou que o ex-juiz julgou e condenou processos de recuperação judicial de alguns executivos de empresas que são clientes da Alvarez & Marsal. Com isso, Moro teve acesso privilegiado a informações que podem ter favorecido a sua atuação na empresa.

“Moro, na condição de juiz, autorizou os acordos de leniência e delações premiadas que beneficiaram as empresas, sócios e executivos. Ao lado das empresas, teve a oportunidade, a pretexto de sua contratação como especialista na área jurídica, de ofertar caminhos de solução a partir de conhecimento privilegiado. Sua atuação foi, desde o início, absolutamente comprometida, mesmo que não tenha assinado pareceres ou peças nos casos concretos”, afirmou o documento ao qual o Globo teve acesso.

Segundo a entidade, o ex-juiz atuou durante 1 ano e 1 mês na empresa sem ter o tipo de serviço prestado devidamente esclarecido. Pois, no portal da A & M, ele foi apresentado como “consultor”, depois “sócio-diretor” e, por fim, “diretor-gerente”.

“É no mínimo para se desconfiar e, evidentemente, para se investigar, que nunca houve motivação adequada à ordem jurídica constitucional e legal a justificar que Sergio Moro pudesse assumir um cargo para atuar na recuperação judicial de empresas cuja situação foi causada pela sua atuação como magistrado”, concluiu a ABJD.

Ao ser questionada, a assessoria do ex-juiz Sergio Moro não se manifestou sobre o assunto.

A Alvarez & Marsal informou que não houve nenhuma irregularidade ou conflito de interesse na contratação de Sergio Moro.

Fonte: Isto é