Eleições

Juízes eleitorais e polícias se reúnem em Teresina para discutir eleições

 

De acordo com o TRE, objetivo do encontro é definir a logística de atuação.
Pleito eleitoral de 2016 deve ter quase 600 candidatos a prefeito no Piauí.

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) realiza nesta quinta-feira (4) e na sexta-feira (5) em Teresina a primeira reunião para tratar sobre a logística das eleições municipais. A intenção das autoridades é definir as ações e as prioridades para o pleito. O encontro vai reunir os 98 juízes eleitorais do estado e representantes das polícias Civil, Militar e Federal.

De acordo com o juiz José Vidal Freitas, auxiliar da presidência do TRE-PI, a reunião visa discutir o plano logístico das eleições e transmitir aos magistrados do estado as informações sobre o sistema eletrônico que será utilizado para votação e transmissão de dados, além de discutir a infraestrutura de segurança do pleito eleitoral.

"Este ano as regras mudaram e se tornaram bastante rigorosas. Então tudo isso envolve uma logística e uma necessidade, inclusive, da participação da sociedade para denunciar irregularidades para que as eleições possam transcorrer licitamente sem compra de votos e sem irregularidades", falou o magistrado.

Ainda conforme José Vidal, a participação das polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal no encontro se faz necessária porque são elas que têm o papel de dar respaldo às decisões dos juízes eleitorais e buscar prevenir a ocorrência de atos ilícitos durante todo o processo eleitoral no estado.

Segundo o TRE-PI, o Piauí terá quase 600 candidatos a prefeito e milhares de candidatos a vereador. O prazo para o fim das convenções partidárias termina nesta sexta-feira (5) e os registros das candidaturas podem ser feitos até o dia 15 de agosto. O período de campanha eleitoral começa no dia 16.